Mais Notícias : Dodge recebe corte dividida
Enviado por alexandre em 19/09/2017 08:23:12

Dodge recebe corte dividida

Raquel Dodge assumiu, ontem, a Procuradoria-Geral da República em um momento de divisão da principal instituição responsável por investigar a corrupção da cúpula política do Brasil. A cerimônia de posse da nova procuradora-geral foi testemunhada por dezenas de parlamentares e pelo presidente e investigado Michel Temer (PMDB), deixando ainda mais claro esse racha. Seu antecessor no cargo, Rodrigo Janot, e alguns de seus assessores não compareceram ao evento, algo incomum nesse tipo de solenidade no Ministério Público Federal.

Ele alegou não ter sido convidado. Ao que ela diz que o cerimonial o chamou, sim. Seu primeiro desafio será tentar unificar os procuradores e blindar sua equipe da influência de Janot, de quem ela é adversária política. Alguns dos aliados dela dizem que Raquel Dodge até poderia abrir uma apuração interna para apurar a conduta de seu antecessor.

Janot ficou marcado no fim do mandato por apresentar duas denúncias criminais contra o presidente Temer, por ter revogado um dos mais bombásticos acordos de delação premiada (o feito pelos executivos da JBS) e por também ter agido contra um procurador, Ângelo Goulart Vilela, e um ex-procurador, Marcelo Miller. Ambos já foram do grupo mais próximo do ex-chefe do Ministério Público.

Vilela chegou a ser preso sob a suspeita de receber propina da JBS para repassar informações sobre apurações – o que ele nega. Já Miller, pediu exoneração do Ministério Público e é investigado por ter orientado os executivos da mesma empresa a gravarem autoridades para assinarem a delação premiada. Um sinal de mudança de rumo foi dado antes mesmo de Dodge assumir a função.

Assim que foi escolhida por Temer para a função, ela anunciou que previa alterar o organograma da instituição, criando quatro novas secretarias e trocar ao menos dois procuradores membros da Lava Jato: Rodrigo Telles de Souza e Fernando Alves de Oliveira Júnior. Outros três, com experiência em operações como Zelotes, Mensalão e Greenfield, ocuparão funções em seu gabinete. Sua escolha, foi vista por analistas políticos como uma resposta de Temer aos avanços da operação Lava Jato.

A CARTA DE JANOT– Em carta de despedida enviada aos colegas, Janot desejou sorte à sua sucessora e afirmou que não estaria na posse por questões protocolares. Sem citar nomes, o ex-procurador-geral afirmou que escroques ainda ocupam cargos no País e que é necessário acreditar que o combate à corrupção sirva como inspiração para todas as gerações. "Precisamos acreditar nessa ideia e trabalhar incessantemente para retomar os rumos deste país, colocando-o a serviço de todos os brasileiros, e não apenas da parcela de larápios egoístas e escroques ousados que, infelizmente, ainda ocupam vistosos cargos em nossa República”, afirmou.

É o que dá governar com o fígado! – Um dos mais modernos, avançados e eficientes centros administrativos do Nordeste, o da Prefeitura de Caruaru, construída na era do ex-prefeito José Queiroz (PDT), virou pó, literalmente, por uma ação de desmonte inaceitável, inexplicável e surpreendente da prefeita Raquel Lyra (PSDB). Por muitos anos, a área foi utilizada pela gestão anterior para reuniões de monitoramento, gabinete de despacho e até de pequenos eventos. O que se diz em Caruaru é que a tucana está governando o município com o fígado e não com a cabeça.

Interligação de bacias– A Câmara de Salgueiro promove, na próxima sexta-feira, audiência pública para apresentação do Projeto de Lei que trata sobre as obras de interligação do rio Tocantins com o São Francisco. O evento, que começa às 9h e é proposto pela vereadora Paizinha Patriota (PSB-PE), terá participação do deputado Gonzaga Patriota (PSB), o qual apresentará mais detalhes da proposta. Salgueiro será a segunda cidade a sediar uma audiência pública sobre o PL, criado há mais de 20 anos e já aprovado pelo Ministério da Integração Nacional. O projeto visa a compensar o suprimento hídrico do manancial, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e gerar energia a partir da queda d’água na divisa de Tocantins com a Bahia.

Estado grave– Sobre o estado de saúde do apresentador Alexandre Farias, da TV-Asa Branca, de Caruaru, vítima de bala perdida, o neurocirurgião Ronaldo Neves garante que o jornalista foi operado em tempo hábil. "O tipo de trauma craniano que ele sofreu é grave. O dano cerebral é bem difuso, ele chegou em uma escala de coma bem rebaixado. Ainda há viabilidade neurológica. Nesta fase, vamos deixar ele dormindo sedado para o cérebro descansar e diminuir o metabolismo cerebral, já que o cérebro foi agredido e está inchado. A expectativa é positiva. Não vamos perder a esperança", afirmou.

Buíque limpa o nome – O prefeito de Buíque, Arquimedes Valença (PSB), conseguiu, e está comemorando, a regularidade do Município junto ao CAUC, o SERASA da Municipalidade. E janeiro, quando tomou posse, segundo ele, a Prefeitura se encontrava com mais de uma dezena de apontamentos junto ao sistema de inadimplentes da União, decorrentes das inúmeras falhas deixadas pela gestão passada, o que a impedia de firmar convênios e obter recursos junto ao Governo Federal para o desenvolvimento do Município. A situação já se arrastava há vários anos sem que tivessem sido tomadas as medidas adequadas para a regularização.

CURTAS

MORENO– Os ministros Raul Jungmann (Defesa) e Osmar Terra (Desenvolvimento Social) estiveram, ontem, em Moreno, onde conheceram o programa Moreno em Ordem, que prevê uma série de ações de prevenção com ampla participação social com o objetivo de reduzir os índices de violência no município. O programa trabalha dentro de três eixos: salubridade, segurança e tranquilidade. De acordo com o especialista em planejamento de segurança pública e privada, Júlio Cezar Costa, a segurança continua sendo responsabilidade do Estado, mas as ações podem ser complementadas pelo município.

ATO DE ELITE- O ato de desagravo ao deputado Jarbas Vasconcelos, ontem, no Recife, por estar ameaçado de perder o controle do diretório do partido no Estado, até atraiu muita gente, mas o que mais chamou a atenção dos presentes não foram os acalorados discursos, mas o local escolhido: o suntuoso e luxuoso prédio do JCP, na Zona Sul da cidade.

Perguntar não ofende: O que muda na Lava Jato com a troca de Janot por Raquel Dodge?

Maia visando "essa gente" de Temer



Aliados do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisam que a relação dele com o governo de Michel Temer não vive sua melhor fase.

Em conversa recente, Maia usou o termo “essa gente” para se referir a integrantes do Planalto.

O democrata, principal beneficiário de eventual queda do governo, voltou a se queixar de gente que ele acredita atuar para “envenenar” o presidente.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia