Mais Notícias : Temer janta com Trump: protestos no hotel
Enviado por alexandre em 19/09/2017 08:17:55

Temer janta com Trump: protestos no hotel

Postado por Magno Martins

Na entrada do hotel Lotte Palace New York, do outro lado da rua, um pequeno grupo de brasileiros protestava contra a presença do presidente
EXAME: Lisandra Paraguassu e Anthony Boadle, da Reuters

Em suas primeiras horas em Nova York, o presidente Michel Temer não escapou de ouvir protestos e gritos de “Fora Temer” na sua chegada ao hotel em que se encontraria com o presidente norte-americano, Donald Trump, para um jantar.

Temer chegou no final da tarde desta segunda-feira a Nova York, onde participa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Seu primeiro compromisso foi um jantar com Trump, no hotel Lotte Palace New York, do qual participaram também o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, e a vice-presidente argentina, Gabriela Michetti.

Na entrada do hotel, do outro lado da rua, um pequeno grupo de brasileiros protestava contra a presença do presidente. Segundo assessores, Temer não chegou a ver o protesto.

O jantar, chamado pelo presidente norte-americano, tem como tema central a longa crise venezuelana.

Na abertura do encontro, Trump disse aos presidentes latino-americanos que a situação na Venezuela é “inaceitável”, que o país está em colapso e a população passando fome.

O jantar foi programado pelo governo norte-americano para tentar aumentar a pressão da região sobre o governo de Nicolás Maduro.

Trump já afirmou mais de uma vez que pode tomar medidas duras contra a Venezuela –inclusive ação militar– e, durante sua fala na abertura do Jantar, repetiu que pode tomar “medidas adicionais” se o país continuar em uma escalada autoritária.

O governo brasileiro tinha intenção de conseguir alguns momentos para discutir temas bilaterais, como o comércio de etanol e o acordo open skies, ambos com negociações travadas. Mas diplomatas brasileiros admitem que dificilmente haveria espaço para avançar nesses temas.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia