Mais Notícias : Sem reforma, Supremo pode barrar coligações
Enviado por alexandre em 18/09/2017 08:33:28

Sem reforma, Supremo pode barrar coligações

Postado por Magno Martins

O Globo

Os parlamentares costumam fazer críticas ao que consideram interferência do Judiciário em assuntos do Legislativo, mas a reforma política poderá ser o próximo assunto que acabará nas mãos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), por falta de ação dos próprios deputados. O alerta foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, em encontros com congressistas para tratar da votação da reforma política pela Câmara. O tema que poderá migrar do Legislativo para o Judiciário é o que trata das coligações entre os partidos nas eleições proporcionais.

Essa é considerada uma das principais disfunções do sistema eleitoral brasileiro, uma vez que os eleitores escolhem para representá-los na Câmara deputados de uma linha ideológica e podem acabar elegendo outros, com bandeiras muito distintas. Em 2010, por exemplo, os eleitores de São Paulo que votaram em Tiririca (PR) para deputado acabaram ajudando a eleger Protógenes Queiroz (PCdoB). Além disso, a avaliação majoritária hoje no STF é que as coligações partidárias foram focos de irregularidades apontadas pelas próprias investigações da Lava-Jato e que não seria possível manter o atual sistema na eleição de 2018.

O caso seria discutido usando uma brecha em ação já em análise no STF, caso a Câmara não consiga avançar na votação da reforma política. O alvo é uma ação ajuizada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que trata da distribuição das vagas decididas pelo atual modelo.

Posse: desafeto Janot não vai, mas Gilmar estará lá



Crítico de Janot, o ministro Gilmar Mendes participará da posse de Dodge nesta segunda (18). O presidente Michel Temer fará um discurso rápido antes de embarcar para os EUA.

Em sessão no TRF 1, o procurador José Alfredo de Paula Silva, que vai assumir a coordenação da Lava Jato em Brasília, afirmou que a atuação de Raquel Dodge, nova chefe do MPF, será marcada pela discrição. Segundo ele, o órgão “não pode querer ser um ator da agenda política”.

“Não é nosso papel. Nós já temos poder demais com o que fazemos. A nossa responsabilidade é muito grande para que queiramos amplificá-la indevidamente”, disse Paula Silva.

A vida é um sutiã, meta os peitos!



Os zumbis vermelhos disseminam a “ideologia de gênero” tipo uma seita de fanáticos para insultar a sociedade, subverter as leis da ciência e promover a desordem moral. Esta é a ira do Profeta Adalbertovsky: “Os zumbis reverenciam como guru espiritual o Sapo Safadão, aliás, Sapo Sapiens. Um dos lances mais ousados, ou cínicos, dos zumbis vermelhos é a chamada ideologia de gênero. Eles querem revogar os cromossomos genéticos que definem machos e fêmeas.

“Todíssimas as criaturas possuem um sexo de nascença. Assim são fabricados os ovários, a próstata, as glândulas mamárias, as genitálias côncavas e convexas. São as leis da natureza. Os “revolucionários” da ideologia de gênero dizem que as criaturas nascem assexuadas, feito os vegetais, e só depois de taludos poderão decidir se desejam ser um marmanjo do sexo masculino, ou do sexo feminino, fêmea masculina, flex, duplex ou triplex.

“Deus pôs alma nos cedros, nos junquilhos”, disse o bem-aventurado poeta Augusto dos Anjos, dos pecadores e das árvores da Serra da Borborema. O sábio francês Blaise Pascal ensinou: “O homem é um caniço pensante”. Se fosse um sertanejo diria: “O homem é um mandacaru pensante”, ou “um alto coqueiro pensante”. Não diria que é um pé-de-cana de açúcar pensante porque este é um vegetal reacionário a serviço dos usineiros da Zona da Mata.

“A ideologia de gênero veio de longe. Nos anos 1960, na França, uma mulher griladíssima chamada Simone de Beauvoir um dia acordou de ovo virado e lançou uma ideia pirada: ninguém nasce mulher, a gente se faz mulher. A moda naquele tempo era queimar sutiãs. A galera feminista delirou, delirou e houve uma fogueira de sutiãs. Joaquim Francisco, o filósofo de Macaparana, costuma dizer: “A vida é um sutiã, meta os peitos!” A crônica do Profeta Adalbertovsky está postada no Menu Opinião.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia