Regionais : Câncer: Confúcio assina protocolo para construção de Hospital
Enviado por alexandre em 21/04/2011 12:01:33




“Este protocolo marca o início de uma importante parceria do governo de Rondônia com o Hospital de Câncer de Barretos”, disse o governador Confúcio Moura, ao assinar, na última segunda-feira, o pré-convênio que prevê a implantação de uma unidade do hospital em Porto Velho.

A obra está orçada em R$ 3,8 milhões, dinheiro que o executivo estadual terá que repassar. “Com a construção do hospital em Porto Velho, os gastos do governo com as passagens no TFD (Tratamento Fora de Domicilio) serão reduzidos em 53%. Hoje gastamos aproximadamente R$ 18 milhões de reais em tratamento com pacientes que se deslocam para outros Estados”, lembrou o governador.

Com o convênio, o Hospital de Câncer de Barretos assumirá a gestão do Hospital de Base. “Uma situação inédita na história do Estado e do Centro”, destacou o diretor do Hospital de Barretos, Henrique Prata. Assim que estiver concluído, o Hospital de Câncer de Rondônia atenderá principalmente os casos como câncer do colo de útero, de mama, cabeça e pescoço, que são os mais diagnosticados na população do Estado. “Os casos mais avançados da doença continuarão sendo enviados a Barretos”, disse Prata.

“Devido à falta de atendimento adequado, 97% dos pacientes com câncer em Rondônia são encaminhados para Barretos, mas a expectativa é que com a construção do hospital essa demanda caia em torno de 10 a 15%”, comenta o médico e chefe do setor de oncologia do Hospital de Base, Carlos Alexandre.

O Hospital de Câncer de Rondônia contará com 24 leitos, sendo quatro salas cirúrgicas destinadas à oncologia. As obras estão previstas para começar em no máximo 20 dias. De acordo com o diretor do Hospital de Base, Jean Negreiros, o hospital funcionará atrás do setor psiquiátrico. “A idéia inicial é a criação de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia nos mesmos moldes do existente em Barretos. “O município de Ji-Paraná também receberá um hospital do Câncer. Lá, a unidade funcionará apenas com prevenção”, disse Henrique Prata.

Corpo Clínico



Outro convênio que ainda deverá ser assinado será para estudar o valor a ser gasto pelo hospital em Porto Velho. Os médicos que atuarão no Hospital de Câncer de Rondônia serão selecionados e passarão por um intercâmbio com os colegas de Barretos. Passo a passo eles apreenderão com a experiência adquirida a lidarem com os pacientes.


Autor: Decom

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia