Brasil : CONHECIMENTO
Enviado por alexandre em 08/09/2017 09:59:45


Projeto Rondon recebe propostas de trabalho até 6 de outubro
Em julho de 2018, serão realizadas as operações Pantanal e Palmares


Instituições de Ensino Superior podem enviar propostas de trabalho para o Projeto Rondon até 6 de outubro. O edital com as regras foi publicado nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU). Em julho de 2018, serão realizadas as operações Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul, e Palmares, no estado de Alagoas.

As propostas devem ser enviadas em arquivo salvo no formato PDF pelo site do projeto. Podem se inscrever instituições de todo o País, cadastradas no Ministério da Educação (MEC).

Em comemoração aos 50 anos da primeira operação do Projeto Rondon, neste ano foi realizada a Operação Cinquentenário. As atividades ocorreram entre 7 e 23 de julho em 15 municípios de Rondônia, envolvendo 310 voluntários e 30 universidades de todo o País.

Nos últimos 12 anos, o Projeto Rondon realizou 78 operações em 1.164 municípios de 24 estados, com a participação de 2.219 instituições de ensino superior e 21.935 rondonistas (universitários e professores), atingindo cerca de 2 milhões de pessoas.

Responsabilidade social

O Projeto Rondon contribui para o desenvolvimento local sustentável e para a construção da cidadania de moradores de municípios carentes. Assim, são desenvolvidas ações que trazem benefícios permanentes para as comunidades, além de consolidar nos jovens universitários e voluntários o sentido de responsabilidade social.

Uma operação do Rondon segue várias etapas. O planejamento realizado se inicia com a definição da região e dos estados onde será realizada: é feito um levantamento dos municípios de interesse da área (baixo IDH, tamanho do município etc) e detalhamento das necessidades logísticas.

Os municípios selecionados recebem a visita de um integrante do projeto, para informar à prefeitura e às lideranças locais sobre as possibilidades e as limitações do trabalho, verificar se os conjuntos de ações selecionadas para a operação respondem às principais necessidades do município e carências da população e apresentar a contrapartida solicitada aos municípios. Nesta fase, a prefeitura confirma seu interesse em aderir e participar do Projeto Rondon.

O Projeto Rondon é conduzido sob coordenação do Ministério da Defesa em parceria com os Ministérios da Educação, do Esporte, da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria de Governo da Presidência da República e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.
24 Horas News

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia