Brasil : No toco
Enviado por alexandre em 20/04/2011 10:47:01



Auto-escolas serão fiscalizadas pelo DETRAN diz diretor em Ouro Preto

O chefe da 7ª CIRETRAN de Ouro Preto do Oeste, Wagner Roberto de Almeida (foto) disse que todas as auto-escolas do município serão fiscalizadas com rigor para coibir qualquer tipo de irregularidade. O chefe da 7ª CIRETRAN ao tomar conhecimento de que alunos estão indo assistir e fazer aulas teóricas e praticas dirigindo seus próprios veículos (carros e motos) uma irregularidade prevista no Código Brasileiro de Trânsito – CBT.

A instrução é clara: só pegar o carro da auto-escola com a presença do instrutor e depois de passar pelas aulas e exame teóricos e teste psicotécnico. Mas não adianta, é comum em Ouro Preto do Oeste vê alunos flagrado dirigindo o carro da família indevidamente e sem falar que muitos destes alunos vão às auto-escolas dirigindo veículos como se já estivesse devidamente habilitado.

Segundo a denúncia o desrespeito é tanto com o CBT que alguns alunos vão no dia da prova pratica realizada na Avenida Capitão Silvio Gonçalves de Farias, bairro INCRA, conduzindo seus próprios veículos, sem se importarem com nada.

Wagner Roberto Almeida explicou que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem é flagrado dirigindo sem habilitação leva uma multa de R$ 574 (vinculada ao documento do carro) e tem o veículo apreendido. Além disso, o condutor inabilitado pode ter suspensa a licença de aprendizagem por um período que varia entre seis meses a dois anos. O responsável que permite ou libera a direção de veículo para motorista não habilitado também recebe uma multa de R$ 574, tem o veículo apreendido e a habilitação recolhida. Em casos mais graves, ainda, quando a direção coloca em risco outras pessoas, pode-se configurar um crime de trânsito. Pelo CTB, a pena prevista é de 6 meses a um ano de detenção.

“Recebemos a denúncia e de imediato enviamos um oficio para todas as auto-escolas, solicitando que orientem seus alunos no sentido de obedecer o que preconiza o CBT e suas penalidades”, disse o chefe da 7ª CIRETRAN que acrescentou será desenvolvida uma fiscalização em conjunto com a Polícia Militar para coibir qualquer irregularidades que por ventura esteja ocorrendo.

Lembrete

O indivíduo que tira a carteira de motorista pela 1ª vez não recebe a Carteira Nacional de Habilitação e sim a Permissão para Dirigir.
A Permissão Para Dirigir nada mais é do que uma carteira provisória com 1 (um) de validade. Neste período, você não pode:
Cometer infração gravíssima
Cometer infração grave
Ser recorrente em infração média

Autor: Alexandre Araujo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia