Painel Político : Painel político
Enviado por alexandre em 18/04/2011 23:00:41

Bicando
Os tucanos entraram em conflito no último fim de semana. Na sexta-feira foi anunciada uma convenção do PSDB para eleger uma diretoria estadual. Expedito Júnior e seu grupo rapidamente se articulou e apresentou ao então presidente do partido em Rondônia, Hamilton Casara, uma resolução do diretório nacional que suspendia a convenção e anunciava que nesta segunda-feira seria apresentada uma diretoria provisória. Não adiantou.
Convenção
No domingo os tucanos “rebeldes” se reuniram na sede do partido e elegeram os deputados estaduais Jean Oliveira e Euclides Maciel, respectivamente presidente e vice-presidente da legenda em Rondônia. Na mesma noite, eles seguiram para Brasília, onde nesta segunda-feira, tentaram validar a convenção.
Paralelo
A isso, Expedito Júnior conseguiu, do presidente nacional Sérgio Guerra, a nomeação da executiva provisória. Expedito Junior (presidente), Maurílio Vasconcelos (secretário-geral), João do Vale Neto (tesoureiro), Chico Sartori (1º vice-presidente) e Nair Ferreira Barreto (2º vice-presidente).
Judicial
Os tucanos que estão em Brasília vão tentar reverter essa resolução junto à nacional. Se não der certo, pretendem ingressar na justiça para fazer valer a convenção de domingo. Acompanhados do advogado Nelson Canedo eles pretendem resolver essa situação o mais rápido possível.
Conseqüências
De qualquer forma, essa rebeldia vai custar caro. O grupo de Expedito quer a expulsão imediata de Jean Oliveira e Euclides Maciel da legenda. Este último disse que na sexta-feira teria alertado Jean e os demais que “era melhor cancelar a convenção e tentar resolver de outra forma”. Euclides, com essa afirmação tenta na verdade tirar o corpo fora da discussão para tentar salvar a pele. Mas não deve dar certo.
Fechando
Mas essa situação não deve ser resolvida de imediato. Se entrar na esfera judicial, como está previsto ocorrer, a decisão deve demorar mais um pouco. Historicamente o judiciário não costuma intervir de forma radical em questões partidárias. Aguardemos, portanto.
Reunião
Conforme PAINEL POLÍTICO havia antecipado, o governador Confúcio Moura não fez nenhuma mudança em sua equipe. Ainda. As mudanças deverão acontecer, mas serão gradativas e sem muito estardalhaço. De novidades mesmo, só o anúncio do governador de que pretende investir R$ 1 bilhão na área social durante seu mandato. Prometer é fácil, vamos ver se vai cumprir.
Magoado
E quem não gostou nada dessa manutenção de equipe foi o senador Valdir Raupp. Ele confidenciou a pessoas próximas que a recusa de Confúcio em acatar suas “sugestões” vão afastá-lo cada vez mais do governo. A deputada Marinha Raupp, esposa do senador, chegou a usar a tribuna da Câmara para “lamentar” pela não nomeação de seu apadrinhado, Williames Pimentel na secretaria de Saúde do Estado.
Insatisfeito
Jaime Gazola pensa em retornar para a Câmara de vereadores de Porto Velho. Ele ocupa o cargo de secretário de turismo no município, mas anda insatisfeito com o prefeito Roberto Sobrinho, que não estaria lhe dando suporte nas ações, como a nomeação de pessoas que ele considera importante para desenvolver seu trabalho. Na sexta-feira Jaime convocou uma reunião com seus subordinados na secretaria e falou sobre sua insatisfação.
Oposição
Caso decida pelo retorno à Câmara, Gazola pretende fazer “oposição inteligente” (seja lá o que for isso) ao prefeito Roberto Sobrinho.
“Pega!”
Alguns membros da OAB de Rondônia comemoraram com bastante euforia a primeira derrota do Tribunal de Justiça no caso da lista sêxtupla da OAB, que foi devolvida pelos desembargadores. O TJ ingressou no Supremo Tribunal Federal com um Mandado de Segurança para validar a devolução da lista. Na semana passada, a ministra Cármen Lúcia determinou um prazo de cinco dias para que o Tribunal de Justiça comprove ter autorização do Procurador-Geral do Estado para que um procurador, que assina a ação, possa impetrar o Mandado de Segurança. Se isso não acontecer, o processo será arquivado.
Lógico
Que essa é uma questão extremamente delicada, pois envolve a alta magistratura e advocacia, que mantém relações amigáveis, mas também sensíveis. Essa situação deve se prorrogar por mais alguns dias, será resolvida, mas sempre ficarão as rusgas.
IDERO
Na última sexta-feira o Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia – IDERO – promoveu o I Encontro de Direito Eleitoral de Vilhena. O evento contou com a presença de autoridades do judiciário rondoniense, além do presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo e advogados que atuam no segmento. Em maio o IDERO prepara um encontro estadual, com a participação de ministros do STF e TSE.
Tentando
A prefeitura vem buscando uma aproximação com a comunidade e vem fazendo isso através da mídia. Vem sendo veiculado nas rádios um programete com perguntas feitas por populares e o prefeito e autoridades municipais respondem. Ou ao menos tentam. Uma pergunta feita sobre o projeto da rodoviária ao prefeito ficou com uma resposta tão atrapalhada que não dá para entender se ele vai construir outra ou se vai reformar a atual. De qualquer forma, é melhor deixar como está. Como a prefeitura nunca termina nada que começa, corremos o risco de ter um enorme acampamento coberto com lonas e cheios de taperas de ambulantes em volta durante meses, servindo de rodoviária.
Enrolado
E o Tribunal de Contas vem “fervendo” em cima do prefeito Roberto Sobrinho. A última envolve a empresa Marquise, responsável pela coleta de lixo da Capital. O Tribunal encontrou uma série de irregularidades no contrato, inclusive o pagamento de mais de R$ 1,6 milhão por serviços que não foram prestados. A denúncia envolve, além de Roberto, outras 15 pessoas.
Complicada
Essa relação entre a prefeitura de Porto Velho e empresa Marquise é antiga e sempre foi envolta em mistérios. Quem trouxe a Marquise para Porto Velho foi Chiquilito Erse, Camurça manteve e Roberto também. Para quem não sabe, a empresa recebe por peso e como não tem balança para pesar o lixo é feito uma média, sabe-se lá usando que fórmula, para chegar ao valor pago à empresa. O contrato é milionário e sobram boatos sobre irregularidades. Resta saber se o Tribunal de Contas vai investigar essa questão à fundo ou simplesmente vai aceitar qualquer desculpa.
Ainda a prefeitura
E a empresa BS Engenharia, que estava responsável pela construção das Unidades de Pronto Atendimento –UPA – que segundo o prefeito “resolveriam o problema da saúde em Porto Velho”, faliu e abandonou as obras, que já estavam atrasadas. Com isso, mais obras entram para o rol das “inacabadas” do prefeito Roberto Sobrinho. Sei não, mas parece que desde que o Roberto assumiu, enterraram uma cabeça de burro no paço municipal. Nada mais foi para a frente e o que tinha, escangalhou. Credo.
Tem cura
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil mostrou que o câncer recorrente de próstata pode ser curado. Até agora, a doença, quando aparecia pela segunda vez, após o tratamento com radioterapia, era considera incurável. Os pacientes com o diagnóstico de tumor maligno na próstata têm duas opções de tratamento: a cirurgia para a retirada da glândula - que pode trazer complicações, como a impotência em 50% dos casos, e a incontinência urinária - ou o tratamento com radioterapia, que também pode deixar sequelas, mas em menores proporções. Nos casos em que a opção pela radioterapia, após o tratamento, o tumor voltava, a doença era considerada sem cura, e o único tratamento disponível é o da hormonoterapia, que consiste em bloquear a produção do hormônio masculino no organismo. Isso retarda o desenvolvimento do câncer, mas não o cura, e dá sobrevida, em média, de mais dois anos ao paciente. De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, o médico do Instituto do Câncer de São Paulo, Daher Chade, a operação de retirada da próstata, depois da reincidência do câncer, não era feita em razão de, geralmente, a radioterapia produzir aderências na região da glândula, o que prejudicava a cirurgia. O estudo publicado na última semana, que começou a ser feito nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, apresentou resultados surpreendentes para os pesquisadores. Cerca de 77% dos pacientes que fizeram a cirurgia após o reaparecimento do tumor estavam, dez anos após a cirurgia, sem nenhum sinal de disseminação da doença. Outro dado importante obtido, foi a constatação de que 83% dos pacientes estavam vivos uma década após a cirurgia. "Esse é um tempo muito longo para um tumor que se achava incurável, e que era instituído um tratamento de hormônio, para que o paciente vivesse só mais dois ou três anos". A pesquisa analisou 404 pacientes de todo mundo, que tinham, em média, 65 anos de idade. As informações são do Estadão de São Paulo.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.com – twiiter.com/painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911

Bicando
Os tucanos entraram em conflito no último fim de semana. Na sexta-feira foi anunciada uma convenção do PSDB para eleger uma diretoria estadual. Expedito Júnior e seu grupo rapidamente se articulou e apresentou ao então presidente do partido em Rondônia, Hamilton Casara, uma resolução do diretório nacional que suspendia a convenção e anunciava que nesta segunda-feira seria apresentada uma diretoria provisória. Não adiantou.
Convenção
No domingo os tucanos “rebeldes” se reuniram na sede do partido e elegeram os deputados estaduais Jean Oliveira e Euclides Maciel, respectivamente presidente e vice-presidente da legenda em Rondônia. Na mesma noite, eles seguiram para Brasília, onde nesta segunda-feira, tentaram validar a convenção.
Paralelo
A isso, Expedito Júnior conseguiu, do presidente nacional Sérgio Guerra, a nomeação da executiva provisória. Expedito Junior (presidente), Maurílio Vasconcelos (secretário-geral), João do Vale Neto (tesoureiro), Chico Sartori (1º vice-presidente) e Nair Ferreira Barreto (2º vice-presidente).
Judicial
Os tucanos que estão em Brasília vão tentar reverter essa resolução junto à nacional. Se não der certo, pretendem ingressar na justiça para fazer valer a convenção de domingo. Acompanhados do advogado Nelson Canedo eles pretendem resolver essa situação o mais rápido possível.
Conseqüências
De qualquer forma, essa rebeldia vai custar caro. O grupo de Expedito quer a expulsão imediata de Jean Oliveira e Euclides Maciel da legenda. Este último disse que na sexta-feira teria alertado Jean e os demais que “era melhor cancelar a convenção e tentar resolver de outra forma”. Euclides, com essa afirmação tenta na verdade tirar o corpo fora da discussão para tentar salvar a pele. Mas não deve dar certo.
Fechando
Mas essa situação não deve ser resolvida de imediato. Se entrar na esfera judicial, como está previsto ocorrer, a decisão deve demorar mais um pouco. Historicamente o judiciário não costuma intervir de forma radical em questões partidárias. Aguardemos, portanto.
Reunião
Conforme PAINEL POLÍTICO havia antecipado, o governador Confúcio Moura não fez nenhuma mudança em sua equipe. Ainda. As mudanças deverão acontecer, mas serão gradativas e sem muito estardalhaço. De novidades mesmo, só o anúncio do governador de que pretende investir R$ 1 bilhão na área social durante seu mandato. Prometer é fácil, vamos ver se vai cumprir.
Magoado
E quem não gostou nada dessa manutenção de equipe foi o senador Valdir Raupp. Ele confidenciou a pessoas próximas que a recusa de Confúcio em acatar suas “sugestões” vão afastá-lo cada vez mais do governo. A deputada Marinha Raupp, esposa do senador, chegou a usar a tribuna da Câmara para “lamentar” pela não nomeação de seu apadrinhado, Williames Pimentel na secretaria de Saúde do Estado.
Insatisfeito
Jaime Gazola pensa em retornar para a Câmara de vereadores de Porto Velho. Ele ocupa o cargo de secretário de turismo no município, mas anda insatisfeito com o prefeito Roberto Sobrinho, que não estaria lhe dando suporte nas ações, como a nomeação de pessoas que ele considera importante para desenvolver seu trabalho. Na sexta-feira Jaime convocou uma reunião com seus subordinados na secretaria e falou sobre sua insatisfação.
Oposição
Caso decida pelo retorno à Câmara, Gazola pretende fazer “oposição inteligente” (seja lá o que for isso) ao prefeito Roberto Sobrinho.
“Pega!”
Alguns membros da OAB de Rondônia comemoraram com bastante euforia a primeira derrota do Tribunal de Justiça no caso da lista sêxtupla da OAB, que foi devolvida pelos desembargadores. O TJ ingressou no Supremo Tribunal Federal com um Mandado de Segurança para validar a devolução da lista. Na semana passada, a ministra Cármen Lúcia determinou um prazo de cinco dias para que o Tribunal de Justiça comprove ter autorização do Procurador-Geral do Estado para que um procurador, que assina a ação, possa impetrar o Mandado de Segurança. Se isso não acontecer, o processo será arquivado.
Lógico
Que essa é uma questão extremamente delicada, pois envolve a alta magistratura e advocacia, que mantém relações amigáveis, mas também sensíveis. Essa situação deve se prorrogar por mais alguns dias, será resolvida, mas sempre ficarão as rusgas.
IDERO
Na última sexta-feira o Instituto de Direito Eleitoral de Rondônia – IDERO – promoveu o I Encontro de Direito Eleitoral de Vilhena. O evento contou com a presença de autoridades do judiciário rondoniense, além do presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo e advogados que atuam no segmento. Em maio o IDERO prepara um encontro estadual, com a participação de ministros do STF e TSE.
Tentando
A prefeitura vem buscando uma aproximação com a comunidade e vem fazendo isso através da mídia. Vem sendo veiculado nas rádios um programete com perguntas feitas por populares e o prefeito e autoridades municipais respondem. Ou ao menos tentam. Uma pergunta feita sobre o projeto da rodoviária ao prefeito ficou com uma resposta tão atrapalhada que não dá para entender se ele vai construir outra ou se vai reformar a atual. De qualquer forma, é melhor deixar como está. Como a prefeitura nunca termina nada que começa, corremos o risco de ter um enorme acampamento coberto com lonas e cheios de taperas de ambulantes em volta durante meses, servindo de rodoviária.
Enrolado
E o Tribunal de Contas vem “fervendo” em cima do prefeito Roberto Sobrinho. A última envolve a empresa Marquise, responsável pela coleta de lixo da Capital. O Tribunal encontrou uma série de irregularidades no contrato, inclusive o pagamento de mais de R$ 1,6 milhão por serviços que não foram prestados. A denúncia envolve, além de Roberto, outras 15 pessoas.
Complicada
Essa relação entre a prefeitura de Porto Velho e empresa Marquise é antiga e sempre foi envolta em mistérios. Quem trouxe a Marquise para Porto Velho foi Chiquilito Erse, Camurça manteve e Roberto também. Para quem não sabe, a empresa recebe por peso e como não tem balança para pesar o lixo é feito uma média, sabe-se lá usando que fórmula, para chegar ao valor pago à empresa. O contrato é milionário e sobram boatos sobre irregularidades. Resta saber se o Tribunal de Contas vai investigar essa questão à fundo ou simplesmente vai aceitar qualquer desculpa.
Ainda a prefeitura
E a empresa BS Engenharia, que estava responsável pela construção das Unidades de Pronto Atendimento –UPA – que segundo o prefeito “resolveriam o problema da saúde em Porto Velho”, faliu e abandonou as obras, que já estavam atrasadas. Com isso, mais obras entram para o rol das “inacabadas” do prefeito Roberto Sobrinho. Sei não, mas parece que desde que o Roberto assumiu, enterraram uma cabeça de burro no paço municipal. Nada mais foi para a frente e o que tinha, escangalhou. Credo.
Tem cura
Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil mostrou que o câncer recorrente de próstata pode ser curado. Até agora, a doença, quando aparecia pela segunda vez, após o tratamento com radioterapia, era considera incurável. Os pacientes com o diagnóstico de tumor maligno na próstata têm duas opções de tratamento: a cirurgia para a retirada da glândula - que pode trazer complicações, como a impotência em 50% dos casos, e a incontinência urinária - ou o tratamento com radioterapia, que também pode deixar sequelas, mas em menores proporções. Nos casos em que a opção pela radioterapia, após o tratamento, o tumor voltava, a doença era considerada sem cura, e o único tratamento disponível é o da hormonoterapia, que consiste em bloquear a produção do hormônio masculino no organismo. Isso retarda o desenvolvimento do câncer, mas não o cura, e dá sobrevida, em média, de mais dois anos ao paciente. De acordo com um dos coordenadores da pesquisa, o médico do Instituto do Câncer de São Paulo, Daher Chade, a operação de retirada da próstata, depois da reincidência do câncer, não era feita em razão de, geralmente, a radioterapia produzir aderências na região da glândula, o que prejudicava a cirurgia. O estudo publicado na última semana, que começou a ser feito nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, apresentou resultados surpreendentes para os pesquisadores. Cerca de 77% dos pacientes que fizeram a cirurgia após o reaparecimento do tumor estavam, dez anos após a cirurgia, sem nenhum sinal de disseminação da doença. Outro dado importante obtido, foi a constatação de que 83% dos pacientes estavam vivos uma década após a cirurgia. "Esse é um tempo muito longo para um tumor que se achava incurável, e que era instituído um tratamento de hormônio, para que o paciente vivesse só mais dois ou três anos". A pesquisa analisou 404 pacientes de todo mundo, que tinham, em média, 65 anos de idade. As informações são do Estadão de São Paulo.
Contatos
Contatos com a coluna podem ser feitos pelo alan.alex@gmail.compainelpolitico@hotmail.com – twiiter.com/painelpolitico – telefones 3225-7495 e 9248-8911

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia