Regionais : Reunião define alinhamento do Projeto em execução do Viveiro Comunitário em Nova União
Enviado por alexandre em 20/07/2017 23:14:50


Reunião define alinhamento do Projeto em execução do Viveiro Comunitário em Nova União
Técnicos do governo do Estado e membros da Cooperativa Mista de Extrativismo, Agricultura Familiar Ecologismo e Prestação de Serviços COOMEAFES estiveram reunidos na sede da Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV, tendo como mote o alinhamento das ações para o desenvolvimento e andamento do Projeto Viveiro comunitário do Município de Nova União. A reunião foi coordenada pela secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira e contou com a participação do economista da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão Regional – SEPOG, Natan Oliveira Costa, Lucilene Medeiros da Silva e Thiago Silva (responsáveis técnicos do projeto em tela), Antônio Deuseminio Almeida – Ceplac, Herlans Henrique Pereira- Emater Nova União e os membros da Coomeafes: João Cerqueira de Souza (presidente), Cláudio Jatobá, Claudio P. Santos e Wanderley A. Farias. Valor do Projeto: R$ 102.012,00, executado e distribuído da seguinte forma: Construção de 01 viveiro medindo 1.500 m² no valor de 42.012,00 e Implantação de 04 Unidades de 1 hectare cada de jardim Clonal no valor total de R$ 60.000,00.

A reunião foi aberta pela secretária de Governo Maria Araujo que fez uma relato do bojo que é o projeto que tem como objetivo a construção de 01 (um) viveiro medindo 1500m², para dar sustentação a produção de mudas de cacau, essências florestais e frutíferas e a implantação de 01 (um) jardim clonal irrigado com 04 (quatro) unidades de 1 (um) hectare cada, que será para multiplicação de haste de cacaueiro. O viveiro terá 8 (oito) espécies selecionadas sendo destas 80% de cacaueiro e 20% de essências florestais e frutas que são cultivadas associadas as lavouras de cacau, totalizando a estimativa em 60 mil mudas por safra/semestre. O projeto é de relevante importância para a produção de mudas de cacaueiro, essências florestais e frutíferas diversificando a produção de frutos e outros cultivos para fins ambientais, consumo e comercio, com a consciência da preservação dos recursos naturais. O projeto visa ampliar as lavouras de cacau, contribuindo diretamente e indiretamente na geração de outras fontes de renda e emprego aos assentados, principalmente para a juventude. Tem como público alvo os assentados da região dos assentamentos Margarida Alves e Palmares do Município de Nova União e Padre Ezequiel do Município de Mirante da Serra, pequenos e médios agricultores da região que totalizam em média 800 famílias, fortalecendo assim o setor produtivo.

A secretária de Governo Maria Araujo pontuou que o projeto encontra-se em consonância com o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável – PDES 2015-2030, Diretriz I, 4.1.3. Programa 3. Gestão Ambiental; Diretriz III, 4.3.8. Programa 8, Apoio à Lavoura Cacaueira. 4.3.4. Programa 4. Fortalecimento da Agricultura Familiar. A reunião fluiu de forma positiva tendo diretrizes traçadas e colocadas em discussão alcançando o propósito da mesma. O projeto em tela é uma das prioridades do governador do Estado Confúcio Moura que abraçou a ideia desde que foi apresentado pela Regional de Governo de Ouro Preto do Oeste, técnicos do Governo do Estado vem trabalhando incansavelmente na elaboração e execução do mesmo.

Após os trabalhos a secretária de Governo Maria Araújo de Oliveira na companhia do economista da Sepog Natan Oliveira fizeram uma visita em “in loco” ao Viveiro Municipal de Ouro Preto do Oeste e foram recebidos pela gestora da pasta da Agricultura Angelina Xavier e o gestor da pasta do Meio-Ambiente Braz Paganini. No local o Governo do Estado em parceria com a prefeitura municipal, Ceplac, Emater/RO, Sejus e Poder Judiciário, está produzindo mudas de café e cacau clonais além de mudas de essências florestais que serão distribuídas aos agricultores cadastrados dentro do projeto especifico.





Fonte

Texto: Alexandre Araujo


Fotos: Alexandre Araujo


Secom – Governo de Rondônia














Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia