Regionais : Chineses vêm a Rondônia propor parceria comercial
Enviado por alexandre em 12/04/2011 17:00:32



Chineses querem integrar comercialmente as cidades de Jinan, capital da província de Shandong, e Porto Velho



Enquanto a presidente Dilma Roussef está na China estreitando as relações comerciais entre os dois países, o governador recebeu, na segunda-feira (11) uma comitiva de empresários e autoridades chinesas interessados em estabelecer parcerias e negócios. Segundo o presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero), Denis Baú, que acompanhava os chineses, Porto Velho foi a primeira cidade da América Latina a ser visitada pela comitiva oriental. “Além de conhecer o Estado, os representantes estão em busca de parcerias para quem sabe transformar Porto Velho em um importante corredor de exportação e importação”, disse ele.

O governador Confúcio Moura observou que Rondônia já é exportador de produtos para a China. “Rondônia é um estado em transição e vem se destacando como exportador para muitos países da Europa, América Latina e China, como é o caso da carne bovina rondoniense”.

Confúcio Moura falou aos chineses sobre a expectativa da Ferrovia Norte-Sul ser ampliada até Rondônia. “Com essa ampliação, que nós aguardamos ansiosos, o estado se transformará em uma região bastante importante todos os setores”, estimou o governador.

A vice-prefeita Gong Xiangun festejou o encontro e disse que a vinda da comitiva é um importante passo bilateral entre o Oriente e Ocidente.

O encontro rendeu momentos de descontração. Durante a conversa, o governador lembrou que a origem do seu nome remete ao pensador chinês Kung-Fu-Tse que no idioma latino se pronuncia Confúcio.



Origem



Confúcio foi à figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China, mas sobre toda a Ásia oriental.

Os chineses foram agraciados com a comenda Cidade Irmã de Porto Velho, pela Câmara de Vereadores. Na manhã desta terça-feira (12), participaram de café no salão de convenções da Casa da Indústria, com a presença de empresários, políticos e diretores da Fiero, assim como membros de instituições como o Sebrae e a Fecomércio.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia