Regionais : Policial civil é preso suspeito de sequestrar acreano detido na Bolívia
Enviado por alexandre em 28/06/2017 19:34:56



Policial civil é preso suspeito de sequestrar acreano detido na Bolívia

G1

Prisão ocorreu durante operação ‘Pátria Amada’ do Ministério Público e Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira (23). Outros três bolivianos foram identificados como autores do sequestro.

Um policial civil, que não teve o nome revelado, foi preso suspeito de ter sequestrado o trabalhador rural Sebastião Nogueira do Nascimento, de 33 anos, que está detido na Bolívia. A prisão foi feita durante a “Operação Pátria Amada”, deflagrada pelo Ministério Público do Acre e Polícia Federal. Outros três bolivianos foram identificados como autores do crime.

Nascimento, segundo concluiu o MP após investigações, foi sequestrado por bolivianos que entraram na casa dele em Epitaciolândia, no interior do Acre, e o levaram até a Bolívia, onde a prisão teria sido forjada. Ele está preso desde o dia 11 de fevereiro no país vizinho.

O promotor de Justiça de Epitaciolândia, Ildon Maximiano, responsável pelas investigações, explicou que a operação foi feita após a identificação das autorias do crime. Segundo ele, o policial civil, que atua em Brasileia, teve participação direta no sequestro do acreano.

“Foram levantados os dados e confirmado o sequestro e, a partir disso, começamos a trabalhar com a elucidação da autoria. Dentro desses trabalhos, foi feita uma série de medidas que culminou na identificação dos policiais bolivianos autores do sequestro e mais o policial civil brasileiro, que foi detido”, informou o promotor.

Maximiniano ressaltou ainda que as investigações continuam para descobrir se existem outros casos envolvendo sequestros de pessoas para a Bolívia, além da possível identificação de mais pessoas e se chegaram a receber alguma contrapartida financeira.

“Prendemos esse policial civil e foi feita a condução coercitiva de outros dois na qualidade de testemunhas para prestar esclarecimentos sobre o sequestro. Além disso, foi decretada a prisão de outros três cidadãos bolivianos, que estão no exterior”, afirmou.

O policial civil foi levado para a sede da Polícia Federal na capital acreana para prestar esclarecimentos. Segundo o promotor, o policial deve responder pelo crime de sequestro qualificado.

Mesmo com a notícia da identificação e prisão dos autores do sequestro de Nascimento, a irmã dele, a dona de casa Dilma Nogueira, de 37 anos, ainda não vê motivos para comemorar. Segundo ela, “o sofrimento continua o mesmo” para a família.

“Por enquanto estamos na mesma. O policial foi preso, mas meu irmão continua lá esse tempo todo e não há provas contra ele. A gente só vai ficar tranquilo quando ele estiver no Brasil. Por enquanto, a gente não está comemorando nada, porque o sofrimento é o mesmo”, disse a irmã.

A dona de casa contou ainda que, apesar da dificuldade, a família visita Nascimento toda semana e ele está abalado com a situação. “Ele está atordoado, nunca foi preso e está nessa situação. Muito triste”, concluiu.
Entenda o caso

Familiares do trabalhador rural denunciaram que ele foi “sequestrado” e, em protesto, chegaram a fechar as duas pontes que ligam o Brasil à Bolívia – Ponte da Amizade em Epitaciolândia e a Ponte Wilson Ribeiro em Brasileia. Porém, no dia 3 deste mês, as polícias Federal e Militar, em cumprimento de mandado judicial, retiraram os manifestantes e reabriram as pontes.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos na época, Nilson Mourão, afirmou que o trabalhador rural é acusado de ter sequestrado o filho de um senador boliviano e que outros familiares do homem estariam também presos no país vizinho. No entanto, a irmã de Nascimento negou que outros parentes estivessem detidos no local.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia