Política : FABRICADAS
Enviado por alexandre em 28/06/2017 19:14:11


Ex-advogado da J&F revela "armadilha de Joesley" para agradar Janot
Willer Tomaz contou como empresário criou situações para validar sua versão

O advogado Willer Tomaz, preso na Operação Patmos, acusa o empresário Joesley Batista, dono do grupo J&F, e Francisco Assis e Silva, diretor do grupo, de criarem uma armadilha para ele e o procurador Ângelo Goulart Villela, também preso, com o intuito de agradar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e conseguir o estranho benefício de perdão total dos crimes cometidos em sua delação. "Me deparei com a absurda armadilha engendrada pelos delatores Joesley e Francisco que, desvirtuando os fatos ocorridos, rifaram a mim e ao procurador Ângelo como moeda de troca para obterem os premiadíssimos benefícios de uma colaboração que jamais será confirmada", diz o advogado. .As informações são da Folha de S.Paulo.

Advogado Willer Tomaz
Tomaz, ex-advogado da J&F, escreveu uma carta onde detalha as situações forçadas por Joesley e Assis para criar situações probatórias de uma atuação em conjunto dele e do procurador, sem o consentimento oficial da PGR. Na carta, o advogado explica que usou uma gravação de Mário Celso Lopes, ex-sócio de Joesley e que negociava delação, para pressionar o dono da J&F a fechar acordo, mas que não havia qualquer conteúdo sigiloso no áudio.

"Esse áudio não trata de vazamento de nada sigiloso. Simplesmente demonstra que, se o Joesley não fizesse a delação, seu inimigo iria fazer. O MP usa isso como prática comum quando tem duas pessoas interessadas em delatar. Ele quer a mais forte", disse o advogado.

Na gravação, Lopes, que havia sido preso, negocia com procuradores as provas a serem apresentadas para comprovar as práticas ilícitas do grupo J&F, bem como quais de seus bens seriam desbloqueados após o fechamento do acordo.

Tomaz negou a acusação de repassar R$ 50 mil a Villela a título de pagamento por informações internas da operação Greenfield, mas admite que o procurador entregou pautas de reuniões da equipe do Ministério Público Federal (MPF) a Joesley para comprovar que o ex-sócio e adversário de Joesley estava de fato negociando com o órgão. Segundo ele, documentos sem informações sigilosas.

Na carta, Tomaz relata episódios que confirmariam a suspeita de situações fabricadas para dar impressão de verdade às acusações de Joesley Batista e Francisco Assis e Silva, além de uma informação que lança dúvidas sobre a sucessão de Janot no comando da PGR. Segundo ele, o interesse em comprometer a reputação de Villela começou quando o procurador começou a apoiar Raquel Dodge, opositora de Janot e escolhida na lista tríplice para substituir o PGR em setembro. Dodge ficou em segundo lugar com cerca de 30 votos a menos que o vice-procurador-geral eleitoral Nicolao Dino.

A relação de Tomaz com a J&F começou, segundo ele, em fevereiro, quando foi procurado por Joesley para defender a Eldorado Celulose, investigada na operação Greenfield por irregularidades no uso de recursos do FI-FGTS e na compra de ativos de fundos de pensões. Após assinarem o contrato, Joesley e Assis passaram a se queixar com frequência de perseguição por parte do procurador da República Anselmo Lopes, responsável pela Operação Greenfield. "Diziam estar sendo assediados", afirma o advogado.

Tomaz e os executivos concordaram em iniciar outra tratativa com o MPF, dada a relação do advogado com Villela, que confidenciou a Tomaz ter "interesse pessoal na condução desse acordo, pois, caso fosse exitoso, muito contribuiria para a sua ascensão profissional". Entretanto, Joesley se dizia desconfiado das capacidades de Villela conseguir um acordo vantajoso e as negociações não avançaram como esperado. Foi nessa época, segundo a reportagem, que o procurador mandou Tomaz entregar a gravação das tratativas de delação do "ex-sócio e arqui-inimigo do Joesley", Mário Celso Lopes e, logo depois as pautas das reuniões.

Ao se encontrarem em um hangar, Tomaz começou a mostrar a gravação. "Ele [Joesley] ficou muito surpreso. Logo após ouvir o início, saiu da sala sob a alegação de ir falar com os pilotos para fazerem o plano de voo", descreveu o advogado. "Retornou logo em seguida, tendo ouvido [o áudio] até o final. Ele disse que estaria convencido a dar continuidade [às negociações por uma delação com Villela] e que aquela seria uma prova cabal da 'força' do dr. Ângelo", disse. Sem que Tomaz soubesse, o encontro foi gravado e enviado à PGR como prova de Joesley da "obstrução de justiça".

Sem avanço nas tratativas, Villela voltou a procurar Tomaz para alertá-lo de que a Greenfield "avançava e que a demora e indefinição dos clientes não iria suspender os trabalhos do MPF. Para demonstrar o avanço, ele me enviou algumas pautas de reuniões que tiveram". No dia 3 de maio, em jantar solicitado por Assis e realizado na casa de Tomaz, eles discutiram como prosseguir com o acordo. "E noite afora fomos jantando, tomando vinho e Francisco e o dr. Ângelo conversando sobre a Greenfield, seus personagens e sobre a colaboração que se pretendia ver selada", afirma Tomaz. "Ao acompanhar Francisco até a porta, deparei-me com um carro preto, àquela hora da noite, quase em frente à minha porta, com duas pessoas em seu interior, uma delas me fotografando. Foi aí que levantei suspeitas de que algo de estranho estaria a ocorrer. Anotei a placa da veículo e pedi que um amigo identificasse o proprietário. Fui informado de que se tratava de placa 'fria', provavelmente sendo utilizada por veículo oficial, de algum órgão de investigação", diz Tomaz.

"A armação engendrada por Joesley e Francisco ficou clara quando, nos dias seguintes, Francisco passara a me pedir com elevada dose de insistência que promovesse um jantar entre ele e o juiz Ricardo Soares Leite", disse Tomaz, em referência ao magistrado que suspendeu as atividades do Instituto Lula. foi aí que a relação entre o advogado e Joesley e Assis degringolou e o contrato de representação foi rescindido.

Rodrigo Janot pediu abertura de inquérito contra o advogado e o procurador por tentativa de obstrução a Justiça, alegando que Tomaz, “com possível ajuda do procurador da República Ângelo Goulart Villela, estava tentando atrapalhar o processo de colaboração premiada ora em curso com o escopo possivelmente de proteger amigos políticos integrantes do PMDB", os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá.

Janot também pede a investigação contra Tomaz pelos crimes de violação de sigilo e corrupção ativa. Já Villela é acusado, além de obstrução de Justiça, de violação funcional e corrupção passiva.

Tomaz e Villela estão presos na mesma cela, exclusiva para advogados e militares, enquanto aguardam julgamento. Procurada, a PGR disse desconhecer a "versão de que o advogado Willer Tomaz teria tentado negociar uma delação da JBS com Ângelo Goulart Vilella e esclarece que não houve qualquer perseguição ao procurador da República". A J&F alega "que todos os documentos e informações que dizem respeito à colaboração foram entregues e os colaboradores continuam cooperando com a Justiça. A maioria das provas foi obtida mediante ação controlada autorizada pelo STF".


DIÁRIO DO PODER

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia