Regionais : Governo do Estado e Ceplac premiam os vencedores do 1º Concurso de Qualidade de Amêndoa de Cacau de Rondônia
Enviado por alexandre em 27/05/2017 22:14:00


Governo do Estado e Ceplac premiam os vencedores do 1º Concurso de Qualidade de Amêndoa de Cacau de Rondônia

Aconteceu no auditório central da 6ª Rondônia Rural Show, evento realizado em Ji-Paraná no período de 24 à 27 de maio a premiação aos agricultores vencedores do do 1º Concurso de Qualidade de Amêndoa de Cacau de Rondônia. O evento contou com presença do vice-governador do Estado Daniel Pereira, secretário estadual de Agricultura Evandro Padovani, senador da República Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, os superintendentes da Ceplac e Mapa em Rondônia respectivamente Cacildo Viana e José Valter Lins, secretaria de Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araujo de Oliveira entre outras autoridades que puderam prestigiar o sucesso do Concurso que teve como objetivo a sensibilização do conjunto dos agricultores do Estado para a busca do cacau superior, visando a produção de chocolate de qualidade.


O primeiro lugar ficou com o agricultor André Luiz Vicente, do Município de Nova União. O segundo lugar ficou para o Munícipio de Campo Novo de Rondônia, agricultor Rafael Gomes de Brito e o terceiro lugar saiu para a Estância Turística Ouro Preto do Oeste, agricultor Claudionor Gomes de Brito. O vencedor do concurso André Luiz Vicente era só otimismo e disse que o cacau transformou a vida da sua família e agradeceu ao apoio técnico da Ceplac e do governo do Estado para que o sua lavoura cacaueira seja hoje uma referência em qualidade.


O projeto cumpriu seu objetivo e certamente contribuirá para o desenvolvimento da cultura cacaueira no Estado de Rondônia, uma vez que ficou evidenciado que podemos ter o melhor cacau do mundo. Se não somos o maior, podemos ser o melhor em qualidade de amêndoa de cacau, esse foi o mote do concurso. O vice-governador Daniel Pereira disse que a revitalização da lavoura cacaueira é uma prioridade do governador Confúcio Moura que abraçou a ideia que tem na Secretaria Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto a sua base com um projeto em parceria com a Ceplac.

O cacaueiro é planta nativa da Amazônia, desta forma fazer um cacau de qualidade superior depende apenas da decisão e conhecimento técnico do agricultor. A Ceplac está orientando agricultores a construírem unidades simples de beneficiamento primário de cacau para servirem de modelos aos demais agricultores.










Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia