Regionais : 1º Concurso de Qualidade de Amêndoa de Cacau de Rondônia escolhe os três primeiros lugares
Enviado por alexandre em 24/05/2017 00:10:00


Com a presença do vice-governador do Estado Daniel Pereira, secretário Estadual de Agricultura Evandro Padovani, superintendente da Ceplac em Rondônia Cacildo Viana, secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araujo de Oliveira e técnicos, foi classificado as três primeiras colocações do 1º Concurso de Qualidade de Amêndoa de Cacau de Rondônia. A escolha ocorreu na sede da Estação Experimental da Ceplac em Ouro Preto do Oeste e foram analisadas 12 amostras de cacau de 1KG cada uma selecionadas nos municípios de: Buritis, Campo Novo de Rondônia, Ouro Preto do Oeste, Colorado do Oeste, Nova União, Ariquemes e Cacaulândia.

As amostras foram classificadas por técnicos especializados da Ceplac, conforme o regulamento disponibilizado os escritórios locais do órgão federal. O objetivo do evento é despertar no conjunto dos agricultores o interesse na busca por melhores qualidades nas amêndoas do cacau, uma vez que o mercado exige sempre a qualidade, e que hoje já se tem pessoas interessadas na aquisição de produtos melhores, objetivando a produção de chocolate gourmet.
Após a classificação das amostras selecionadas os técnicos avaliaram os 3 primeiros colocados quanto a qualidade do cacau de Rondônia, sendo;

Primeiro lugar: André Luiz Vicente, Chácara Sagrada Família, Projeto de Assentamento Palmares, gleba 05, lote 14, Município de Nova União. Cacau fino Tipo 01 (superior com excelência).

Segundo lugar: Rafael Gomes Lima, Projeto de Assentamento Lagoa Azul, LH C-18, Campo Novo de Rondônia. Cacau fino superior Tipo 03.

Terceiro lugar, Claudionor Gomes de Brito, Setor chacareiro, Estância Turística Ouro Preto do Oeste. Cacau fino superior 03.

O critério de desempate entre o segundo e terceiro lugar foi o índice de amêndoas marrons (fermentadas). A premiação será feita no recinto da 6ª Rondônia Rural Show que será realizada no período de 24 à 27 de maio sendo que abertura será nesta quarta-feira às 9 horas da manhã.
O vice-governador do estado Daniel Pereira enfatizou que o governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Agricultura - Seagri em parceria com a Ceplac lançaram plano de revitalização da cacaucultura e que o referido concurso só vem reforçar a tese que Rondônia produz o melhor cacau do Brasil.















Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia