Brasil : SAÚDE E BELEZA
Enviado por alexandre em 16/05/2017 15:09:17


Primeiro nutricionista e fisiculturista de Mato Grosso conta segredos da alimentação e treino

Da Redação - Isabela Mercuri

Kenzio Queiroz
Quando Kenzio Queiroz, 26, decidiu estudar nutrição, ainda estava no ensino médio e morava em Mato Grosso do Sul. A mudança para Cuiabá lhe trouxe, além da faculdade, novas experiências. Sete anos depois, ele se tornou o primeiro nutricionista do estado a ser também um atleta federado da Federação Mato-grossense de Fisiculturismo, Musculação e Fitness (IFBB-MT), quando participou, no último mês de abril, de sua primeira competição de fisiculturismo.

“Eu sempre treinei e sempre gostei de me alimentar de forma saudável, então a escolha da nutrição foi natural”, conta Kenzio. “E durante a faculdade eu tinha alguns amigos que eram fisiculturistas, e decidi tentar também”.

Kenzio participou do ‘Campeonato Estreante’ que aconteceu no dia 8 de abril em Lucas do Rio Verde, interior de Mato Grosso, na categoria ‘Men’s Physique’ que, segundo ele, é mais exigente na definição e com o baixo percentual de gordura. Em sua competição, o atleta chegou a ter somente 3,8% de gordura do corpo.

Mas não foi uma jornada fácil. Para chegar ao corpo da competição, Kenzio organizou diversas dietas, que mudavam conforme a data ia se aproximando. “No início eu comia, por exemplo, cem gramas de batata doce e cento e cinquenta de carne vermelha ou branca. Depois diminui a quantidade de carboidrato. Depois, cortei totalmente o sódio. Depois passei a fazer uma hiper-hidratação, tomando dez litros de água por dia. Depois fiquei dois dias sem tomar água. Já mais próximo da competição, precisei comer somente carboidratos simples, como arroz e macarrão, para o músculo inchar”.

A parte de treinos, segundo o atleta, também é bem específica. “Eu treino de forma isolada cada músculo, cinco vezes por semana. Normalmente meu treino é bem intenso, com muita carga e poucas repetições. Mas mais próximo da competição o treino fica diferente, só para dar um estímulo no músculo, com pouca carga e muitas repetições, já que por conta da dieta você fica com menos força”, explica.

Depois de participar do Campeonato Estreante, o nutricionista viajou para São Paulo para participar da Feira de Arnold Schwarzenegger como visitante. “Eu conheci várias pessoas que admiro, como nutricionistas e atletas, e aproveitei para fazer contatos”, afirma. Agora, ele pretende continuar competindo no ramo.

Nutrição e suplementação


Kenzio toma suplementos por praticidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Logo que se formou, no início de 2017, Kenzio decidiu se dedicar somente ao fisiculturismo. Após a competição, então, ele começou a atender seus pacientes. “Durante a faculdade você tem que fazer estágio em todas as áreas, e tinha algumas que eu não gostava, como hospital e produção, mas eu sempre gostei da área clínica”.

Kenzio não gosta de se definir como nutricionista esportivo, já que, segundo ele, esta especificação é somente para quem atende atletas. “Eu atendo crianças, idosos... qualquer pessoa que queira ter uma melhor qualidade de vida e saúde”, afirma.

Em cada consulta, Kenzio faz uma anamnese do paciente. “Eu pergunto o que ele come, em que horários, e visualizo os erros e acertos de acordo com o objetivo”, explica. Segundo o nutricionista, ele prefere fazer as mudanças na alimentação e, somente se necessário, parte para a suplementação.

“Quando eu prescrevo, normalmente prescrevo proteína isolada por causa da praticidade. Tem gente que não consegue parar em um horário de manhã ou à tarde para ingerir proteína, então fica mais fácil tomar suplemento”, explica.

Além disso, existem casos em que Kenzio prescreve o uso de termogênicos. “Os termogênicos devem ser consumidos sempre antes da atividade física, porque eles servem para produzir calor, e durante a atividade você produz também”.

Kenzio atende em seu apartamento, mas em breve pretende abrir um escritório. Ele também compartilha sua rotina e dicas no Instagram (veja AQUI).

Serviço

Kenzio Queiroz – Nutricionista
Contato: (65) 99935-0174

OLHAR DIRETO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia