Brasil : TURISMO
Enviado por alexandre em 05/05/2017 19:02:38


Campanha de turismo será lançada para reverter baixo interesse de brasileiros pela Amazonia

O ministro anunciou um pacote de medidas para reverter esta realidade. Delas faz parte a campanha ”Descubra uma nova Amazônia”, que será lançada nacionalmente no dia 9 de maio.

Pesquisa encomendada à Fundação Getúlio Vargas (FGV) pelo Ministério do Turismo aponta que pouco mais de 6% dos brasileiros consultados querem conhecer a Amazônia. Este foi um dos dados divulgados pelo ministro Max Beltrão nesta sexta-feira (5) pela manhã aos governadores da Amazônia Legal.

O ministro anunciou um pacote de medidas para reverter esta realidade. Delas faz parte a campanha ”Descubra uma nova Amazônia”, que será lançada nacionalmente no dia 9 de maio. Como estratégia na televisão, o Ministério do Turismo irá se valer do programa televisivo Master Chef, um sucesso de audiência – segundo Beltrão, só perde para o Big Brother.

Max Beltrão destaca que o potencial da Amazônia, com rica natureza, é grande. Dados do Ministério apontam que em 2015, do total de viagens a turismo 15,7 % foram de roteiros de natureza e aventura. Um número significativo, com elevado potencial de crescimento.

MORRO CHICO MENDES EM OURO PRETO DO OESTE
Outro dado da pesquisa da FGV é que o sonho de 48% dos brasileiros é viajar pelo Brasil. E 9 de cada 10 empresários do setor desejam investir nos negócios neste ano.

“Algumas medidas não precisam de recursos novos do governo federal. São aquelas que retiram os entraves da burocracia do setor para atrair investimentos”, disse aos representantes de Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão , Amazonas e Pará.

Uma dessas medidas, há muito reivindicada, diz respeito ao visto para turistas estrangeiras. O Ministério do Turismo adotou o visto eletrônico - em 48 horas turistas do Canadá, Estados Unidos, Quartar, Arabia Saudita e em meados deste ano a China obtem o documento.

Max Beltrão disse que 118 alterações foram feitas na Lei Geral do Turismo para retirar a burocracia do setor. Elas aguardam manifestação do Congresso Nacional.

A qualificação de profissionais de turismo é outra preocupação. Foram lançadas 10 mil vagas em parceria com as escolas técnicas federais para qualificação de estudantes com ensino médio e, com vagas ilimitadas, foi lançada a plataforma digital Braços Abertos, com oferta de diversos cursos online, pelo site do ministério.

Logo pela manhã, a convite do superintendente de Turismo de Rondônia, Júlio Olivar, o ministro visitou o Memorial Rondon, espaço que homenageia a memória do marechal Candido Mariano da Silva Rondon, nascido em 5 de maio, em Mimoso, perto de Cuiabá. Ele chefiou expedição para instalação de linhas telegráficas de Mato Grosso a Rondônia, a partir de 1906.



Fotos: Vale das Cachoeiras localizada na região central do Estado distante 30 km do município de Ouro Preto do Oeste
ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia