Brasil : FOCO
Enviado por alexandre em 02/05/2017 15:56:45


Mesmo com crise, professor orienta manter foco em concursos e dá dicas de português

Com a suposta crise dos concursos públicos, o professor Diogo Arrais, do Centro preparatório Jurídico (CPJUR) e autor gramatical da Editora Saraiva, destaca que alguns candidatos têm o procurado com os seguintes questionamentos: Que fazer agora? Como estudar?

Leia também: Terceirização pode aumentar processos, reduzir concursos e comprometer benefícios

Por mais que um ou outro concurso não seja autorizado pelo governo, não há possibilidade de extinção dos processos seletivos. A questão é ficar antenado e preparar um calendário de estudos para o próximo ano. Afastar-se de curso preparatório é um grande risco.

Na vida de um atleta profissional, por exemplo, é levada em consideração a seguinte estrutura: técnico, academia, equipamento de treino e competição, nutrição, patrocinadores, planilha de treino semanal, calendário de competições.
Somam-se a isso recuperação muscular, psicológica e o sono proveitoso. Geralmente, peço para que o concursando reflita sobre essa rotina de um atleta profissional e procure planejar um ano com bons resultados.

Com a carreira definida, é fundamental ter o seguinte (para o bom desempenho em Língua Portuguesa):

1 - Acervo com cinco ou mais obras gramaticais voltadas a concursos públicos;

2 - Obras com milhares de questões comentadas, das provas de concursos anteriores. Pode-se também organizar um HD externo com centenas de provas anteriores;

3 - No mínimo, um bom dicionário impresso (novo, cheiroso, de edição atualizada);

4 - Redigir semanalmente, no mínimo, três bons textos dissertativos-argumentativos, sobre temas de sua carreira. Exemplo: quem opta pela carreira policial deve redigir sobre temas da Segurança Pública, Sociologia e Atualidades.

5 - Assistir a aulas presenciais e a distância, com professores-autores;

6 - Aprimorar o conhecimento literário, cinematográfico, artístico. Para se compreender bem um texto de prova, é necessário ver o detalhe, e a Arte evolui qualquer mente;

7 - Leia blogs de articulistas conhecidos;

8 - Tenha acesso a podcasts jurídicos ou jornalísticos;

9 - Procure usar as mídias sociais para espalhar conteúdo pautado por boas referências bibliográficas;

10 - Dentro do possível, assista a palestras de candidatos aprovados. Espelhe-se em quem já passou pela vida de concursando.

Um concursando profissional assemelha-se muito ao atleta profissional; a seriedade, a disciplina são idênticas. Com bons técnicos e boa estrutura, o resultado é certo.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia