Regionais : Vereador Jeferson Silva participa do “Dia Especial Sobre Cacau Clonal”
Enviado por alexandre em 25/04/2017 01:57:55


Vereador Jeferson Silva participa do “Dia Especial Sobre Cacau Clonal”
O vereador Jeferson André Silva (PMDB), participou no último sábado (22/04), do dia “Dia Especial Sobre Cacau Clonal”, na Fazenda Vale do Escondido, localizada, na Linha 630 que dá acesso ao Distrito de Tarilândia, Município de Jaru (RO). O evento foi realizado pela Câmara Setorial, tendo como presidente Cláudio Coimbra, e sob coordenação da CEPLAC, SEPOG e EMATER-RO e teve a participação do secretário de Estado da Agricultura-Seagri, Evandro Padovani, deputado estadual Lazinho da Fetagro, superintendente da Ceplac no Estado, Cacildo Viana, secretária Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto Maria Araujo de Oliveira, chefe regional da Emater Antônio De Assis Furtado, prefeitos, vereadores, secretários municipais, agricultores de diversos municípios de Rondônia além de representantes do Amazonas e Mato Grosso.

Na oportunidade os participantes puderam conhecer o manejo correto na implantação de uma lavoura de cacau clonado. Foram organizados vários grupos com 40 participantes onde os mesmos, com o acompanhamento de técnicos da Ceplac, fizeram uma visita técnica observando a situação atual da lavoura e ao mesmo tempo recebendo explicações dos técnicos sobre as práticas adotadas, bem como o comportamento dos diversos materiais clonais que foram introduzidos no experimento, sendo esses do Estado de Rondônia e Bahia. Ao todo são 19 materiais genéticos que estão sendo avaliados em condições de campo, em área de 1,5 ha, com implantação em 2.014 e 2.015. Todos se encantaram com os primeiros resultados apresentados.

O vereador Jeferson Silva disse que a revitalização da Lavoura cacaueira projeto do governo do Estado em parceria com a Ceplac certamente vai agregar renda e valor e para isso é importante a união de todos os seguimentos e, especial a classe política. O peemedebista enalteceu o governador do Estado Confúcio Moura por ter abraçado a causa que encontrou nos órgãos como Ceplac, Seagri, Emater/RO, Secretarias Regionais, prefeituras, Câmaras de vereadores, Associações e demais seguimentos uma solida parceria que querem um só propósito ver o ressurgimento da lavoura cacaueira. “O município de Ouro Preto do Oeste através do prefeito Vagno Panisoly, os meus colegas de Câmara e a Secretaria Executiva Regional de Governo na pessoa da Senhora Maria Araujo, estão focado e imbuídos em potencializar a revitalização desta importante cultura que é o cacau que foi no passado não muito distante um forte fato econômico de Rondônia. Certamente estamos no caminho certo com uma política pública planejada dentro da nossa realidade”, disse otimista o vereador Jeferson Silva.



Fonte: Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia