Regionais : Açaí ajuda pessoas com transtorno bipolar
Enviado por alexandre em 23/04/2017 15:56:37


O açaí pode ajudar pessoas que têm transtorno bipolar. A descoberta é de pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e da Universidade de Toronto, no Canadá.

Em estudos feitos por eles, o extrato do fruto reverteu, em laboratório, uma disfunção nas mitocôndrias, organelas que produzem energia para as células – na doença, elas liberam os perigosos radicais livres.
Muito apreciado em todas as mesas. Riqueza do Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia. O “reinado” dele é o Pará.

“Além disso, houve redução na inflamação”, conta o biomédico Alencar Kolinski Machado, um dos brasileiros envolvidos no projeto.

“Sabemos que indivíduos bipolares têm uma ativação inflamatória crônica”, informa.

De acordo com Machado, é provável que o consumo do fruto – e não só do extrato – já traga vantagens.
Na feira Livre do Bairro Quatro de janeiro, em Porto Velho /Foto Daiane Mendonça

Um estudo demonstrou, por exemplo, que 120 ml do suco por dia promoveram um efeito anti-inflamatório capaz de amenizar a dor.

O açaí na tigela também pode fazer bem porque contém a polpa do alimento.

É só evitar certos acompanhamentos, como xarope de guaraná e leite condensado. Prefira frutas naturais e um pouco de mel – e não abuse da granola.

O açaí vem se mostrando cada vez mais como um alimento que ajuda na saúde do homem. Ele já foi associado ao controle do colesterol, prevenção ao câncer, rejuvenescimento, à redução da celulite e ao emagrecimento.

EXPRESSÃO RONDÔNIA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia