Regionais : Diretora do Sebrae anuncia prêmio de R$55 milhões para projetos de turismo inteligente Rondônia está inserido
Enviado por alexandre em 22/04/2017 18:19:56


A diretora técnica do Sebrae, Heloísa Menezes, que palestrou no primeiro dia de feira, na quinta (20), deu uma dica ao trade turístico local: estão abertas as instrições para um projeto que vai investir R$55 milhões em 70 projetos de turismo inteligente de dezenove estados brasileiros.

De acordo com a diretora, o objetivo é possibilitar que os pequenos negócios tenham soluções tecnológicas inovadoras e estruturas diferenciadas. As inscrições para participar do ‘Desafio Inovação do Turismo Inteligente – Competição de ideias e Startups’ vai até o dia 08 de agosto.

Além disso, Heloísa fez um panorama do turismo atual e suas principais tendências. Dentre elas, por exemplo, está a vontade de ter cada vez mais informações. “O mundo digital está revolucionando o turismo. Hoje, quem busca viajar pesquisa na internet, quer ver fotos, vídeos, comentários, quanto mais informação mais o destino se torna atrativo. É tudo uma questão de marketing bem feito e excelência no atendimento, pois, do mesmo jeito que o cliente escolhe ir, se tiver uma experiência negativa, além de não voltar, ainda poderá publicar suas críticas negativas de modo a interferir em futuras escolhas dos viajantes. E assim, vai se formando uma cadeia mundial, e, é assim, que lugares cada vez menos ‘badalados’ vem conquistando cada vez mais público”, explicou na palestra.

De acordo com a assessoria da feira, ela também citou uma pesquisa realizada pela GEM Brasil, em 2015, que mostrou que quase 50% dos entrevistados de 18 a 64 anos tem como maior sonho viajar pelo Brasil. Este desejo vence, por exemplo, de ter um carro ou casa própria. “Isso tudo só corrobora com o que acreditamos ser a consolidação do turismo como uma modalidade social poderosíssima que vem transformando as realidades. Viajar é um sonho e, para quem pensava que os brasileiros preferem o exterior, percebe que a verdade é outra”.

Heloísa alertou, ainda, que os empresários e profissionais precisam se atualizar para acompanhar a demanda. “A grande tendência mundial é vivenciar experiências, realizar sonhos. Quanto mais subsídios a agência tiver no sentido de oferecer emoções, mais será fácil fechar negócios. Os pacotes precisam inspirar e encantar”, defendeu.

Por fim, ela defendeu que é preciso investir em destinos que facilitam a interação e integração dos visitantes, já que os viajantes de hoje estão interessados em buscar interação com as comunidades, querem ouvir as histórias, conhecer os costumes, frequentar os lugares que quase ninguém conhece, querem afeto, atenção, mais silêncio e conexão com a natureza.

FIT Pantanal

A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT 2017) é promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso e o Sindicato das Empresas de Turismo/Sindetur, e conta com a parceria da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT). Também recebe o apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) e Serviço de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia