Regionais : Sebrae e Governo do Estado oferece oficina “Negociar no Campo”, para produtores rurais de Ouro Preto
Enviado por alexandre em 29/03/2017 10:34:47


Sebrae e Governo do Estado oferece oficina “Negociar no Campo”, para produtores rurais de Ouro Preto
Aconteceu esta semana no Auditório da Emater/RO escritório local de Ouro Preto do Oeste uma oficina denominada “Negociar o Campo”, ministrada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Rondônia – SEBRAE em parceria com o governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo polo IV. A abertura do evento foi feita pela secretária Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste Maria Araujo de Oliveira, Sebastião Oliveira, analista do Sebrae/RO e Vinicius Cruz médico veterinário chefe do escritório local da Emater/RO.
Victor Paiva, zootecnista, consultor Sebrae/RO há 19 anos, foi responsável pela oficina que teve uma duração de 4 horas que explicou o foco da oficina: Facilitar o dia a dia do Produtor Rural e que, adotando planos de negociação ele possa obter melhores resultados e relacionamentos comerciais mais saudáveis e duradouros. O Conteúdo programático da oficina teve inserido: O que é negociação, Os desafios de uma boa negociação, Negociar e compartilhar resultados, Limites da Negociação, Preparando-se para negociar e Princípios para uma boa negociação.

Incentivar a busca por uma relação ganha-ganha nos negócios, facilitar a compreensão dos aspectos básicos e da importância do produtor como protagonista do processo de negociação. Os princípios, características, objetivos e desafios de uma boa negociação; simulação e reflexão sobre negociações; e como negociar pode ser sinônimo de compartilhar resultados.

“A oficina Negociar no Campo apresenta as vantagens da negociação e como ela pode ser aplicada no cotidiano de uma propriedade rural. Com esta solução, os produtores rurais aprendem a ser protagonistas do processo de negociação e a buscar uma relação onde todos ganham”, disse o palestrante Victor Paiva.

O analista do Sebrae/RO Sebastião Oliveira explicou que tão importante quanto produzir é saber comprar e vender bem. A oficina Negociar no Campo o produtor rural aprende a negociar bem, com ganhos para todos tendo conhecimentos de conceito de negociação, seus limites e benefícios.

Um dos participantes da oficina o produtor rural Anderson Barbosa, é referência na atividade de piscicultura na região central do Estado. Ele investe em tanques construídos em sua propriedade localizada na zona rural do município de Vale do Paraíso e se ocupa em ajudar outros produtores, repassando as informações que recebe em cursos, oficinas, treinamentos e consultorias oferecidas pela parceria governo do Estado e Sebrae. “Sou muito grato à essa parceria. Esses eventos ajudam, e muito, na hora de comercializar nosso peixe – no meu caso, o tambaqui. Agora é colocar tudo na ‘ponta do lápis’, afinal, nossa atividade agora é um negócio. Temos que anotar tudo”, disse Anderson Barbosa que é presidente da Associação de Criadores de Vale do Paraíso – Ascrivale

Para a secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira, é necessário aperfeiçoar o negócio rural e ampliar sua competitividade, para que os resultados sejam sempre melhores. “Buscamos uma maneira de pensar juntos e interagir com as entidades rurais representativas, de modo que o conjunto de soluções educacionais oferecidas e as ações programadas possam surtir resultados e efeitos nos negócios. Ao final, o nosso público-alvo tem que sair diferente”, afirmou a secretária, destacando as parcerias existentes entre governo do Estado e Sebrae/RO como fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas para o setor rural.


Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia