Política : CACAU
Enviado por alexandre em 24/03/2017 14:58:59


Governo do Estado e Ceplac revitaliza a cultura cacaueira nos municípios de Nova União e Mirante da Serra
A revitalização da lavoura cacaueira nos municípios de Nova União e Mirante da Serra vem sendo impulsionada através de um amplo trabalho feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste, Emater/RO, prefeituras dos municípios mencionados e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - Ceplac que tem sido parcera neste projeto que visa agregar valor e renda.

A mobilização na região tem a participação efetiva da Cooperativa Coomeafes e agricultores dos Assentamentos Margarida Alves e Palmares no Município de Nova União e Padre Ezequiel no Município de Mirante da Serra, bem como vários agricultores dispersos pelo conjunto das duas cidades. Os projetos estão sendo elaborados dentro da linha do Pronaf Floresta, tendo o Banco da Amazônia gestor financeiro se reunido com agricultores oferendo essa linha de crédito.

Através da Secretaria Regional de Governo, será viabilizado um viveiro comunitário para atendimento aos 3 assentamentos, bem como a instalação de 4 (quatro) jardins clonais de cacaueiros produtivos tolerantes a doença Vassoura de Bruxa. A Ceplac, através de sua unidade de pesquisa, sediada em Ouro Preto do Oeste, e a unidade de extensão rural, vem acompanhando os agricultores e promovendo o empoderamento dos agricultores nas tecnologias apropriadas para a produção e beneficiamento das amêndoas do cacau, bem como processamento de chocolates artesanais e outros derivados do cacau.


Um exemplo de tudo isso está acontecendo na propriedade do jovem agricultor, André Vicente, que com apenas 2,5 há de terras está dando um show de produtividade de cacau, agora com o apoio da Ceplac/Eseop, está viabilizando técnicas modernas de beneficiamento do cacau, objetivando produção de um cacau de qualidade superior, tudo isso servindo de referências para os demais agricultores. A propriedade do jovem André Vicente vai ser transformada em uma unidade de referência, servindo de modelo e motivação aos demais agricultores do Estado de Rondônia.


O superintendente regional da Ceplac, Cacildo Viana, esteve visitando os assentamentos e destacou que “a parceria com o Governo do Estado é importante porque envolve não apenas recursos, mas difusão do conhecimento entre as instituições o que fortalece o projeto de revitalização da lavoura cacaueira que tem na pessoa do governador do Estado Confúcio Moura um grande incentivador do setor por acreditar no potencial de Rondônia em retomar aos áureos tempos que o cacau foi uma decisiva fonte de renda para muitas famílias que aqui chegavam.


A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira, pontuou que o grande desafio é adotar um modelo que garanta a retomada econômica do cacau. Para isso, o Governo do Estado tem estabelecido parcerias que fortaleçam a cadeia produtiva do chocolate e programas de diversificação como agroindústria e fruticultura. “O governador Confúcio Moura ao tomar conhecimento do projeto nos pautou a dar todo apoio que se faz necessário e certamente em breve vamos colher os bons frutos desta iniciativa e desta forma vamos juntos governo do Estado e Ceplac ampliar a produção de cacau e reduzir a dependência da importação de amêndoas da África e da Ásia, que oferecem riscos de introdução de pragas”, asseverou a secretária.




Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia