Política : AÇÃO SOCIAL
Enviado por alexandre em 24/03/2017 12:10:00


Ouro Preto realiza reunião pré-conferências de Assistência Social
No próximo mês de julho irá ocorrer as conferências municipais de Assistência Social e para que as mesmas ocorram com sucesso, estão sendo realizadas reuniões consideradas denominadas pré-conferências, que servem de preparação para o evento principal. Esta semana a gerência regional da Secretaria Estadual de Ação Social – Seas sob a coordenação de Érica Casagrande esteve reunida com os gestores das pastas de Assistência Social dos municípios de: Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso na oportunidade foi traçadas metas e definidas as datas da realização do evento em cada uma das cidades que fazem parte da jurisdição.

A gerente da Seas Érica Casagrande asseverou que este tipo de reunião preparatória tem a função de informar e despertando a sensibilidade do público, quanto ao tema, aos eixos de discursões, desafios que serão trabalhados durante as respectivas Conferências, podendo assim, amadurecer propostas e desafios à serem lançados no evento. Este ano as Conferências de Assistência Social discutirão “Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O período para as conferências municipais é de 10 de abril até 31 de julho. Já as estaduais devem ser promovidas entre 12 de agosto e 20 de outubro. Delegados – usuários, trabalhadores e representantes de entidades de assistência social, além dos gestores públicos – participarão dos encontros com direito a voz e voto. A XI Conferência Nacional de Assistência Social será realizada em Brasília, Distrito Federal, no período de 05 de dezembro a 08 de dezembro de 2017.

Após um consenso entre os gestores da pasta ficou assim definido as datas da realização do evento: Vale do Paraíso dia 17 de julho, Ouro Preto do Oeste dias 18 e 19 de julho, Nova União dia 20 de julho e Mirante da Serra dia 21 de julho.

Érica Casagrande pontuou que as conferências são importantes por serem as instâncias máximas de deliberação da política de assistência social. “As grandes diretrizes são elaboradas nesse espaço, que é o mais ampliado em termos de participação e controle social que a assistência possui.”, disse.

A regional da Seas de Ouro Preto do Oeste é o elo entre a Secretaria Estadual de Assistência Social e as Secretarias Municipais do setor, tendo a titular da pasta estadual Hérika Fontenelle recomendado a toda equipe que se comprometam no acompanhamento das ações desenvolvidas na área social.

Conferências – Desde 1995, as conferências fortalecem a democracia e ampliam a participação de todos os setores na consolidação da política de assistência social. Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Carminha Brant, a realização dos encontros em diferentes esferas enriquece o debate, uma vez que incorpora especificidades locais e regionais para o aprimoramento da gestão do Suas.

“As conferências servem também para reflexão e avaliação da política, além de gerar conteúdo para trabalhadores, usuários e gestores com base na missão, metas e objetivos da assistência social.”



Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia