Painel Político : Painel Político por Alan Alex
Enviado por alexandre em 23/03/2017 18:55:23

E ainda, Daniel Pereira pode ser vice de Acir Gurgacz e deixar Maurão em situação complicada

Olho no lance

Em 2018 teremos duas vagas para o Senado, uma de Ivo Cassol e outra de Valdir Raupp. A situação do italiano é incerta em relação à sua candidatura, já que conforme mostramos em coluna anterior, ele depende de uma série de “se”. Já Valdir Raupp, vem enfrentando pesada artilharia da chamada “grande imprensa” nos últimos meses e o resultado disso nas urnas ainda é incerto. Cassol já andou espalhando que pretende disputar o governo “nem que seja com liminar”, o que sabemos, não funciona. O próprio grupo não aceita essa possibilidade. Então, temos à grosso modo, duas vagas.

O que temos

Pelo lado de Acir Gurgacz teríamos Marcos Rogério, que se debandou para o DEM em um ato de rebeldia e rompeu com Acir. Isso fez com que o senador olhasse com bastante atenção para o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, nome óbvio, limpo e sem dúvida, a melhor opção ao cargo de senador por Rondônia. A outra vaga seria disputada por Confúcio Moura e Expedito Júnior, no caso do segundo decidir por retomar o projeto político. Já Confúcio teria que resolver uma questão bem simples, se Raupp estiver em uma situação ainda mais fragilizada que a atual, o PMDB fecha com Confúcio, mas se o senador conseguir reagir, o governador vai ter que optar por trocar de legenda ou disputar uma das 8 cadeiras de deputado federal.

Porém

Temos ainda nesse cenário a disputa pelo governo e o grupo que estiver melhor nesse embate, vai ter mais chance em relação ao senado. Confúcio vem “governando de longe”, meio que largou o comando nas mãos de Emerson Castro, e talvez seja por isso que seu governo esteja essa bagunça toda. Está desgastado com servidores, teve grande parte de seu secretariado do primeiro governo denunciado por corrupção e o segundo não conseguiu fazer nada andar. Obras iniciadas ainda na primeira gestão continuam paradas, as reformas feitas não amenizaram as contas e o endividamento do estado atingiu o teto faz tempo. A fatura ainda vai chegar, é questão de tempo. Mas é bem provável que só arrebente após as eleições de 2018.

Fator Daniel Pereira

Circula nos bastidores a informação que Daniel Pereira, atual vice-governador, vem trabalhando pesado para ser vice de Acir Gurgacz. O senador se movimenta no sentido de “não errar” e andou procurando nomes novos para conversar, mas não descarta Pereira, que entraria no jogo para anular as intenções de Maurão de Carvalho, afinal caso Confúcio seja candidato, ele terá que se afastar e Pereira assume o governo no período. Isso joga água nos planos de Maurão que sonha há tempos com a possibilidade de disputar o governo.

Como Emerson Castro

Resolveu entrar na disputa pela vaga no Tribunal de Contas, ele atrapalhou Maurão e deu a oportunidade de Daniel Pereira vir à ser vice novamente. E esse arranjo não passou por Maurão, que continua acreditando…

Jesualdo Pires

Disse no tópico acima que Jesualdo é a melhor opção para o Senado porque sem dúvida alguma é. Nos tempos atuais em que a classe política anda bem queimada, o prefeito de Ji-Paraná conseguiu demonstrar que com boa vontade e jogo de cintura é possível fazer muito. Evidente que nem todos os problemas podem ser resolvidos, mas Ji-Paraná mudou, e muito desde que ele assumiu. E o reconhecimento veio nas urnas, em sua reeleição. Ji-Paraná é passagem obrigatória para quem mora em Rondônia e é perceptível a mudança. Jesualdo trabalha com uma equipe enxuta e competente que mostra resultado. Já foi deputado estadual e mostrou que no legislativo transita como poucos. Se realmente decidir por disputar o Senado, Rondônia vai ter um grande representante em Brasília.

Terror

Londres foi palco de um atentado terrorista nesta quarta-feira. 5 pessoas morreram, 40 ficaram feridas. O terrorista avançou com um carro contra as pessoas, desceu do veículo, esfaqueou um policial e foi morto. Retrato de um mundo cada vez mais intolerante.

Falando em intolerância

Impressiona a quantidade de “haters” que cercam o deputado federal Jair Bolsonaro e saem em sua defesa nas redes sociais. São pessoas sem nenhum tipo de argumentação válida, falam asneiras, defendem idéias retrógradas e extremistas e agem como verdadeiros fascistas. Curioso é que chamam qualquer um que não seja “pró- Bolsonaro” de “comunistas” sendo que a maioria sequer sabe o que é o comunismo. Repetem tal qual papagaios desmiolados. Vi até um falando todo orgulhoso, “vão se acostumando, é Trump nos EUA e Bolsonaro, o mito, aqui”, como se Trump fosse referência para algo que prestasse. A cada dia me convenço que o fim do mundo está próximo…

Alzheimer: gordura no cérebro pode estar relacionada à doença

Embora as causas do Alzheimer ainda sejam desconhecidas, a cada dia os cientistas descobrem mais fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida associados à doença. A mais recente revelação nesse campo sugere que a presença de gordura insaturada no cérebro está associada à demência. Uma pesquisa publicada na terça-feira no periódico científico PLOS Medicine, sugere que seis tipos de ácidos graxos insaturados encontrados em duas áreas cerebrais (giro frontal médio e giro temporal inferior) estão associados ao Alzheimer. Pesquisadores da Universidade King’s College de Londres, no Reino Unido, e do Instituto Nacional de Envelhecimento, nos Estados Unidos, analisaram como os compostos orgânicos gerados por reações do metabolismo dos ácidos graxos insaturados no cérebro de idosos saudáveis se comportavam e afetavam as suas habilidades cognitivas. Os dados de cada participante foram avaliados antes e depois de seus óbitos. Durante as autópsias, o tecido cerebral foi testado para possíveis neuropatologias, como Alzheimer. Comparativamente, também foram examinados os níveis dos compostos orgânicos em uma área do cérebro que normalmente não é afetada pela patologia – o cerebelo. Embora a composição genética possa influenciar as chances de desenvolver a doença, uma dieta saudável combinada à prática de atividades físicas e mentais também podem diminuir o risco.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia