Política : RASGANDO O VERBO
Enviado por alexandre em 22/03/2017 20:10:11


Deputado Marcelino Tenório afirma que falta patriotismo ao brasileiro

Parlamentar também pediu nota de repúdio para o Congresso Nacional

“Acredito que o Brasil está passando por momentos difíceis”. Assim o deputado Marcelino Tenório (PRP) abriu o seu pronunciamento na manhã desta quarta-feira (22) durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa. O parlamentar se disse preocupado com a espetacularização na imprensa, de pessoas que “jogam para a mídia” e que acabam por prejudicar o país.

Tenório se referia a operação “Carne Fraca”, deflagrada pela Polícia Federal, que investigou por dois anos a situação e agora, “depois que se construiu com grande esforço o sistema de exportação da carne ao invés de se atacar pontualmente a situação se prejudicou toda a cadeia produtiva”, ressaltou.

Segundo ele, a ação deveria ter sido tomada “lá atrás, não agora depois de tanto tempo e com tamanha espetacularização midiática”.

O maior prejudicado, ressaltou Marcelino, é “o pequeno produtor que comercializa pouco e que necessita para sobreviver. E é claro, o grande, aquele que exporta, também será prejudicado. Os supermercados serão afetados, toda a cadeia produtiva será afetada de alguma forma”.

Tenório disse que “precisamos ser mais brasileiros, patriotas. Pensar no país”. Afirmou que este segmento tão importante para a economia nacional foi um dos únicos a ter competência de chegar ao mercado internacional, que investiu e investe em grandes empreendimentos e agora recebe esta pá de cal.

Rondônia investiu muito no setor, afirmou o parlamentar e agora, com esta operação, tudo vai ser reduzido. “Abates serão suspensos. Ao invés de gerar emprego teremos o desemprego. A arrecadação do estado vai diminuir”.

Repúdio

Enquanto o país está nesta efervescência, destacou Tenório, a Câmara Federal tentando empurrar a lista fechada. Afirmou que se lutou pelo fim da ditadura e “agora estão cavando sua própria sepultura”.

Reafirmou que ao invés de fazer leis para melhorar o país “estamos num retrocesso”. Marcelino disse que o país tem 35 partidos. “O Brasil paga quase R$ 1bi para manter os partidos. Hoje se você está desempregado, crie um partido, dá mais dinheiro”

Segundo ele falta responsabilidade e vergonha deste Congresso para tomar atitudes corretas para o país. “Temos meia dúzia de partidos, o restante é somente fisiologismo. Este é o momento da população sair às ruas e dizer que não concorda com isso”.

Concluiu afirmando que o Brasil não mudará pelo voto. “Só vai mudar se a população sair ás ruas”. Por isso apelou para que a ALE faça nota de repúdio ao Congresso Nacional, “pois estão querendo aprovar a lei eleitoral por lista fechada. Num país democrático isso não existe. Deixo aqui meu apelo”.

Questões de Ordem

Jesuíno Boabaid (PMN) salientou que falta realmente patriotismo e que alguns sim querem shows pirotécnicos. Esta operação enfraquece o sistema da carne em todo o país, jogando todos na vala comum.

Adelino Follador (DEM) disse que está suspensa toda a compra de carne em Rondônia e que isso é preocupante especialmente na questão do emprego. Destacou que o Chile tem fiscal nos locais onde eles compram carnes. E por que este embargo? questionou. “O Brasil também precisa se posicionar pois compramos muito daquele país. Se eles fiscalizavam nossa carne qual o motivo de cancelar? É boicote?”

Lazinho da Fetagro (PT) disse que tem gente ganhando dinheiro com isso. “A mídia está ganhando muito com a divulgação e com a justificativa para dizer que a carne é boa. Esta forma como foi feita vai fazer com que a população pague um preço muito alto”.

Aélcio da TV (PP) ressaltou a forma sensata com que abordou o tema que foi feita de forma desastrosa. Muita gente está pagando pelo que não está fazendo. “Quando há um problema localizado e se coloca no mesmo saco mais de 4 mil frigoríficos e produtores do Brasil isso não é aceitável, pois o agronegócio representa grande fatia do mercado e emprega milhares de pessoas neste país. É lamentável”.

ASCOM

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia