Política : FORTALECIMENTO
Enviado por alexandre em 01/03/2017 01:10:21


Deputado Marcelino Tenório participa da entrega de mudas de café clonal nos municípios da região central do Estado
O deputado estadual Marcelino Tenório (PRP), esteve participando esta semana da entrega de mudas de café clonal em 3 (três) municípios da região central do Estado: Mirante da Serra (26 mil mudas), Nova União (20 mil mudas) e Vale do Paraíso (20 mil mudas). As mudas foram adquiridas pelo governo do Estado por meio da chamada do café, através de uma emenda parlamentar do deputado Marcelino.

O deputado Marcelino Tenório tem voltado seu trabalho, de forma especial, dentre outros focos, ao apoio à agricultura familiar no estado. A atividade familiar tem grande importância para o abastecimento da população do estado e movimenta aproximadamente R$ 100 milhões por ano. Dos 120 mil estabelecimentos rurais registrados em Rondônia, 85% são de áreas de até 100 hectares, 75% das propriedades tem como fonte de renda a agricultura familiar, é cerca de 90 mil famílias.

Durante a entregas das mudas o parlamentar destacou a importância da qualidade dessas mudas no resultado da produção maior em áreas menores e o tempo menor para a colheita de um café de primeira qualidade. “São mudas de qualidade aprovadas por laboratórios e que terão um aproveitamento de 100% do que é plantado”, pontuou o deputado Marcelino que lembrou na ocasião o estado de Rondônia consolida seu status de segundo maior produtor de café conilon do País e o quinto entre todos os estados produtores de todas as variedades.

“O deputado Marcelino Tenório sempre investido na agricultura pois sabe da importância que do setor para a economia dos municípios, e esses produtores que estão recebendo essas mudas vão melhorar seus cafezais e muito em breve estarão colhendo e trazendo renda ao município. Quem planta o café clonal sabe que é vantajoso esses agricultores estão de parabéns por acreditar nessa cultura”, asseverou o prefeito de Mirante da Serra, Adinaldo Andrade (PMDB).

Café Clonal

O café clonal, ou café conilon, como também é chamado, por ser uma espécie mais rústica, possui algumas vantagens sobre o café tradicional. Possui mais resistência a doenças e pragas, maior tolerância à temperatura mais elevada – que é o caso de Rondônia, onde os termômetros já registraram 45°C. Além disso, o clonal possui maior teor de cafeína e sólidos solúveis, características importantes para a indústria de café solúvel. Outra vantagem do café clonal é a elevada produtividade, que, dependendo do material genético, chega a produzir até três vezes mais que o café tradicional.

A produtividade média do clonal pode variar conforme o nível de tecnologia adotado pelo agricultor. O custo da produção em algumas fases supera o do café tradicional, observada a aquisição de mudas clonais e as podas necessárias durante a condução na lavoura.



Assessoria

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia