Política : PESQUISA
Enviado por alexandre em 26/02/2017 19:36:13


Feparo vai desenvolver ações na região central do Estado com apoio da Secretaria de Governo
A secretária Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste, Maria Araujo de Oliveira, recebeu esta semana a visita do pesquisador da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), Dr. Rudson de Jesus Holanda, que na oportunidade mostrou todo o funcionamento da autarquia estadual. A Fapero foi criada pela Lei nº 2.528 de 25 de Julho de 2011, e sancionada pelo governador Confúcio Moura tendo como presidente, Francisco Elder Souza de Oliveira.

Vinculada ao Governo do Estado de Rondônia, é uma Fundação de direito público, com autonomia administrativa financeira, compondo a Administração indireta do Poder Executivo. A Fundação Rondônia prevista no art. 201 da Constituição Estadual, de acordo com o disposto no §5º do Artigo 218 da Constituição Federal de 1988. As FAPs são responsáveis pela implantação de uma importante parcela da política de apoio à Ciência e Tecnologia no país. A Fundação Rondônia, assim como as demais FAPs, visa promover o desenvolvimento científico e tecnológico através do fomento à ciência, tecnologia e inovação.

O Dr. Rudson de Jesus explicou que a constante busca da administração pública nacional por políticas de desenvolvimento científico e tecnológico é tema recorrente. Neste sentido, torna-se mais que relevante o papel das chamadas Fundações de Amparo à Pesquisa que atuam como um fundamental condutor, indicador e fomentador desse processo de desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.

A Fapero têm como finalidade básica dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico de interesse das instituições federais contratantes. Por intermédio da fundação, é possível apoiar projetos de pesquisa (pesquisa aplicada, pesquisa básica, desenvolvimento experimental e serviços técnico-científicos), capacitação de recursos humanos e difusão de resultados que estimulam o desenvolvimento científico e tecnológico.

São três os grandes eixos de atuação da Fapero: 1) fomento à pesquisa científica e tecnológica e à inovação; 2) apoio à formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa; 3) fomento à interação entre os centros geradores do conhecimento e os setores economicamente produtivos. “A Fundação acredita que o estímulo à capacitação tecnológica e a ampliação do capital intelectual, são os principais vetores do desenvolvimento econômico e da elevação do nível da qualificação de vida da população”, pontuou o Dr. Rudson de Jesus que é bolsista através da Fapero e fez todos os seus estudos na rede pública de ensino no Estado de Rondônia.

A secretária de Governo Maria Araujo de Oliveira disse que a Fapero terá todo o apoio para desenvolver suas atividades nos municípios da região central do Estado e para tanto já colocou sua equipe de trabalho a disposição da Fundação para tal finalidade.

Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia






Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia