Política : EDUCAÇÃO
Enviado por alexandre em 20/02/2017 19:15:40


Governo do Estado e MP debatem a evasão escolar em Ouro Preto
O combate à evasão escolar norteou o encontro realizado na Coordenadoria Regional de Educação – CRE no município de Ouro Preto do Oeste que teve a participação do promotor de Justiça Dr. Evandro Araujo de Oliveira. O encontro que foi conduzido pela chefe do CRE pedagoga Marivone Resende de Araujo com a participação dos gestores das escolas estaduais dos municípios de: Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Vale do Paraíso e Teixeirópolis além dos Distritos de Rondominas e Santa Rosa. O Estado de Rondônia vem desenvolvendo uma forma de controlar a freqüência e diminuir a evasão escolar a partir da integração de escolas, secretarias municipais de Educação, conselhos tutelares, Ministério Público, Vara da Infância e da Juventude e sociedade organizada. Modelos semelhantes vêm sendo desenvolvidos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A ação segundo pontuou a pedagoga Marivone Resende de Araujo pretende identificar as crianças que não estão freqüentando as aulas, registrar os motivos e encontrar meios de reintegrá-las no sistema educacional. O primeiro passo na busca por essas crianças é dado pela escola que, não conseguindo, transfere a responsabilidade para outros órgãos como o Conselho Tutelar e o Ministério Público. Durante o encontro foram abordados a implementação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos conselhos tutelares, os sistemas de Educação.
O objetivo é discutir a realidade educacional para implementar ações legais que garantam o direito à Educação, assim como a adoção de políticas de atendimento à população infanto-juvenil.

O promotor de Justiça Dr. Evandro Araujo, proferiu uma palestra sobre “Indisciplina, ato infracional, violência, drogas e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, que foi seguida de debates. Logo depois, os gestores apresentaram os planos de ação em execução nas suas unidades para a solução de conflitos por meio do diálogo.

O representante do MP/RO fez um breve histórico da relação de respeito entre professores e alunos nas escolas, do tempo da palmatória e da total autoridade do professor. Esse tempo, segundo ele, passou e hoje, os pais perderam o controle sobre os filhos e isso reflete na escola, exigindo dos profissionais da educação diálogo para resolver os conflitos. “A culpa não é dos professores, mas da desestrutura familiar”, destacou, explicando que a escola é apenas um complemento na educação de crianças e adolescentes. “O que precisa mudar é a base e não será um trabalho fácil”, acrescentou.

Dr, Evandro Araujo afirmou que as situações conflituosas dentro da escola devem ser observadas por todos os funcionários e que nem tudo deve levar a escola a acionar o Conselho Tutelar. Há questões que não envolvem agressões ou violência física e psicológica e que podem ser mediados na própria escola. Ele comentou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, os atos infracionais para crianças e adolescentes de 12 a 18 anos. Destacou que a redução da maioridade penal não resolveria o problema da violência, uma vez que o sistema carcerário brasileiro está falido. Ao concluir o promotor de Justiça, solicitou o engajamento de toda comunidade escolar na luta contra a evasão escolar e colocou o MP/RO através da Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste, como sendo parceira nesta jornada.

O pedagogo e ex-secretário municipal de Educação de Ouro Preto do Oeste, Paulo Fernandes Bicalho um estudioso do assunto “Evasão escolar”, por exemplo, destacou que se nas relações familiares o respeito dá certo, também dará certo na escola. Segundo ele, a liberdade deve ser construída sobre regras e disciplina. Na sociedade atual, o diálogo funciona como prevenção. “O autoritarismo e a repressão não cabem mais nessa sociedade; temos que fazer a leitura do mundo que estamos vivendo”, acentuou. Às vezes, conforme destacou Bicalho, só o fato de ouvir já resolve o conflito.





Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia