Política : INOVAÇÃO
Enviado por alexandre em 08/02/2017 14:43:20


Projeto Reproleite será implantado na região central do Estado

A secretária Executiva Regional de Governo polo Ouro Preto do Oeste, Maria Araujo de Oliveira juntamente com o médico veterinário da Emater/RO, Vinicius de Oliveira Crus, estiveram com o deputado estadual Marcelino Tenório, na oportunidade o parlamentar conheceu todo o conteúdo do projeto “Reproleite”. A secretária de Governo explicou que o projeto “Reproleite”, visa promover o desenvolvimento na atividade da pecuária leiteira do município de Ouro Preto do Oeste e região em propriedades selecionadas com adoção de medidas de manejo e inovações tecnológicas que resultem no aumento da produção de leite, sendo que os técnicos capacitados estarão multiplicando o conhecimento para outros profissionais afins, expandindo o atendimento na região de Ji-Paraná.

O projeto “Reproleite”, foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria Executiva Regional de Governo e equipe do escritório local da Emater/RO, médico veterinário Vinicius de Oliveira Cruz e a médica veterinária Lorena Oracilda de Castro Sousa. Com o aumento na inovação tecnológica na produção pecuária no Brasil, utilizando técnicas e ferramentas cada vez mais avançadas, faz-se necessária a atualização e treinamento dos Médicos Veterinários no sentido de aproveitar todas as potencialidades das técnicas e oferecer aos criadores as melhores indicações de como essas ferramentas podem ser postas ao serviço da produtividade.

Na área da Reprodução Animal, o crescente uso de técnicas refinadas como a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), Transferência de Embriões em Tempo Fixo (TETF), Fertilização In Vitro (FIV), entre outras, é exigido do profissional Médico Veterinário o domínio das ferramentas necessárias para a implementação destas técnicas, dentre elas a ultrassonografia reprodutiva.

Os dois profissionais da área veterinária irão fazer o curso de Ultrassonografia na Reprodução Bovina, na cidade de Viçosa –MG e após a conclusão multiplicadores da técnica para outros profissionais afins. A meta do projeto segundo explicou a secretária de Governo, Maria Araujo é no período de 30 dias fazer uma seleção das 110 propriedades rurais da agricultura familiar do município de Ouro Preto do Oeste e aplicar a nova técnica.

A utilização de novas tecnologias através do aparelho de ultrassom permitirá avaliação do sistema reprodutivo das vacas leiteiras possibilitando descartes de vacas inférteis e/ou tratamento específico se necessário para retorno de cio entre 60 (sessenta) e/ou 90 (noventa dias). Com o aparelho de ultrassonografia com Doppler possibilitará um diagnóstico de gestação precoce com 20 a 30 dias de prenhes. Após a prenhes confirmada, com 60 a 70 dias fazer sexagem fetal.

Durante a reunião com o parlamentar foi apresentado além do projeto Reproleite, outros três que estão sendo alinhados para serem executados a saber: Projeto de Palestras “Habilidades Sociais e Emocionais e os Desafios do Século XXI”, Projeto Viveiro Comunitário no Assentamento Margarida Alves localizado no município de Nova União e o Projeto de revitalização do Viveiro municipal de Ouro Preto do Oeste, projeto este que vem tendo a parceria do Governo do Estado e prefeitura.



Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia