Policial : Fronteira
Enviado por alexandre em 25/03/2011 16:02:10




Governo fiscaliza fronteira e apresenta balanço positivo

O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Marcelo Bessa, apresentou ao governador Confúcio Moura, na manhã desta sexta-feira (25), os resultados de operações policiais e alguns projetos com o foco na melhoria da segurança pública. De acordo com o secretário Bessa, o governador Confúcio Moura solicitou que a cada quinze dias seja feita uma reunião para acompanhar de perto as melhorias e necessidades da pasta.
Durante a reunião foram apresentados dados comparativos dos crimes ocorridos nos anos de 2010 e 2011, referentes aos meses de fevereiro e março.
Em fevereiro do ano passado, foram registrados 40 homicídios dolosos em Rondônia, já neste ano, o número caiu para 30, uma redução de 25%. Nesse período também houve a redução dos índices referentes à tentativa de homicídio e homicídio culposo.
Já no mês de março do ano passado foram registrados 44 homicídios dolosos, neste ano foram 40, houve novamente uma redução, dessa vez de 6,82%. Neste período também houve redução de tentativa de homicídio, o número caiu de 56 em 2010 para 40 em 2011.
Cerco Integrado – Fronteira
A operação “Cerco Integrado – Fronteira”, que teve início no dia 14 de março, com a finalidade de fiscalizar os 1.342 km de fronteiras de Rondônia com a Bolívia, já apresenta saldo significativo.
Segundo dados da Coordenação Geral de Pesquisa e Análises de Informação, são roubados ou furtados por ano no Brasil cerca de 400 mil veículos e 15 mil cargas. Além disso, são realizadas cerca de 125 mil apreensões de entorpecentes e 80 mil apreensões de armas de fogo e 33 mil pessoas desaparecem, a maioria desses delitos são ligados a fronteira.
Em Rondônia, de acordo com o mapa apresentado, os maiores índices são de exploração sexual infanto-juvenil, tráfico de drogas, contrabando, crimes ambientais, refúgio de criminosos, roubo de cargas e veículos e, tráfico de armas e munições.
E é justamente para combater essa criminalidade que a operação foi criada, com a missão principal de realizar policiamento ostensivo, que deve se estender até o dia 15 de abril, através de patrulhamento terrestre, fluvial e aéreo, bem como os pontos de bloqueio, controle e fiscalização das vias de acesso a fronteira do Estado de Rondônia, visando coibir a prática de ilícitos, a busca e captura de foragidos e apreensões de drogas e armas.
Efetivo da operação
A operação desencadeada conta com o efetivo de 34 policiais militares, 18 policiais civis, nove viaturas e três embarcações. A fronteira foi divida em três eixos: Mamoré, Guaporé e Cabixi.
Resultados da Operação
Durante a operação foram abordados 476 veículos e 1.445 pessoas; oito pessoas foram conduzidas; foram apreendidos 2,35 kg de cocaína, 350 cartuchos, três caminhões com 15 mil ripas de madeira, 1.600 CD’s virgens, 650 maços de cigarros, 134 litros de combustível, 49 celulares e 350 materiais diversos.

Departamento de Comunicação Social do Governo de Rondônia – DECOM
Jornalista: Cristiane Cruz

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia