Regionais : Advogado e dono de cartório brigam e são presos no Mato Grosso
Enviado por alexandre em 21/01/2017 21:45:09


TROCA DE ACUSAÇÕES - O advogado Pérsio de Oliveira Landim, presidente da subseção da OAB em Diamantino (Médio Norte, a 200 quilômetros de Cuiabá), foi detido na tarde desta sexta-feira,20, pelo delegado Fernando Fleury. na Delegacia Municipal de Santo Antonio do Leverger(Baixada Cuiabana, a 25 quilômetros de Cuiabá). O advogado é acusado pelo titular do Cartório de Leverger, o Felix Alvares Gerônimo, do crime de extorsão.

Acontece, segundo a Polícia, que o dono do cartório também chegou a ser detido, já que foi acusado pelo advogado Pérsio de ter forjado o flagrante para tentar incriminá-lo e escapar da acusação que sofre de ter ajudado a forjar escritura falsa que foi usada na Comarca de Sinop (Norte, a 500 quilômetros de Cuiabá) para arrestar bens de um produtor rural, que é defendido pelo advogado, bens esses avaliados em mais de 400 milhões de reais.

Para tentar esclarecer esta guerra de acusações, também estiveram em Leverger o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos e o titular do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB, André Stumpf Gonçalves. A OAB deve ingressar com habeas corpus no Tribunal de Justiça para garantir a liberdade de Persio Landim.

O advogado Pérsio Landim contou aos representantes da OAB que, após a fraude com a escritura, o produtor rural entrou na Justiça e obteve liminar para suspender os efeitos da escritura publica e o Juiz deferiu uma tutela liminar para suspender os atos do cartório, tendo em vista que a escritura teria sido supostamente lavrada no mesmo dia en que o produtor rural estava internado em um Hospital, não tendo como comparecer no cartório.

Após tudo isso, o tabelião Felix marcou encontro para está sexta-feira, 20, com o advogado, dizendo estar disposto a resolver a disputa. Todavia o advogado saiu preso, acusado de extorsão. De acordo com o que relatou Felix Gerônimo, Pérsio Landim o teria tentado extorquir. O dono do cartório acabou sendo liberado pelo delegado de Santo Antonio de Leverger.

SEM CONTATO - A reportagem do Portal de Notícias 24 Horas News tentou contato com os dois acusados na manhã deste sábado, 21, para saber o que realmente acontecxeu, pois as informações não confirmavam a prisão de Felix, apenas de Pérsio, mas não conseguiu falar com nenhum deles.

ATUALIZADA - O tabelião do Cartório de Santo Antonio de Leverger, Félix Jerônimo Alvarez, afirma que foi vítima do advogado. Ele esclarece que toda ação foi gravada e entregue à Polícia Civil. A detenção do advogado foi registrada em uma das salas do cartório e envolve a falsificação de uma assinatura para invalidar um contrato de hipóteca de uma propriedade rural em Sinop (Sul, a 500 quilômetros de Cuiabá), avaliada em 22 milhões de dólares.

"Me ligaram pressionando. Falando que sites estavam replicando o material e que a corregedoria [do Tribunal de Justiça] estava investigando a conduta, para pressionar mesmo. O Pérsio me ligou dizendo que tinha como resolver a situação. Marquei para às 9h, mas ele só veio às 15h”.

Antes de se encontrar com o advogado, o tabelião diz procurou a Polícia Civil e relatou o caso. Durante a reunião com o advogado na tarde desta sexta-feira, Pérsio teria solicitado que o tabelião assumisse a responsabilidade pelo erro perante a escritura. "Mais de uma hora de conversa ele [advogado] me disse que eu deveria assumir que me engaram e que tudo ficaria tranquilo. Eu perguntei qual era a minha garantia e ele me disse que nada mais iria acontecer”, conta. Nessa momento os policiais civis entraram e prenderam o advogado.

VERSÃO DO ADVOGADO - (ATUALIZADA) - “Como podem me prender por crime de extorsão se eu não cobrei nada. A gravação feita pode provar isso. Estávamos fazendo uma negociação jurídica. Em nenhum momento alguém falou em dinheiro. Então como pode ser extorsão. Eu sou parte da vítima do tabelião, que falsificou um documento para levar vantagem numa negociação envolvendo alguns milhões de reais e todos sabem disso. Até porque esse mesmo homem que hoje me acusa já foi denunciado e está sendo investigado pela Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso”, desabafa o advogado Pérsio Oliveira Landim.

Sobra a suposta participação no caso de um empresário do ramo de comunicação em Cuiabá, o advogado foi taxativo. “Nada a ver. O rapaz estava apenas acompanhando o caso para divulgar o resultado das negociações jurídicas que nós estávamos fazendo. Aliás, foi ele (o dono do jornal) que fez a primeira denúncia”, explicou O advogado, no entanto, continua preso.

24horasnews

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia