Regionais : Projeto Bombeiro Mirim deverá ser implantado em Vale do Paraíso
Enviado por alexandre em 20/01/2017 02:16:25


Projeto Bombeiro Mirim deverá ser implantado em Vale do Paraíso
O município de Vale do Paraíso poderá em breve ter implantado o projeto Bombeiro Mirim segundo entendimento mantido durante reunião realizada na Câmara municipal entre o presidente vereador Helinho Gusmão (PDT) e o comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros com sede em Ouro Preto do Oeste, tenente - BM Márcio Strauss. O projeto Bombeiro Mirim teve início na cidade de Guajará-Mirim em 2003 e foi ampliado para os municípios de Jaru, Machadinho do Oeste e Ouro Preto do Oeste. Neste período, o comando de cada quartel desenvolveu as ações do projeto seguindo o contexto social. O projeto atende crianças de 9 a 14 anos, que frequentam as aulas desenvolvidas nas unidades do Corpo de Bombeiros três vezes por semana, sempre no horário inverso ao horário do ensino regular.

De acordo com o tenente - BM Strauss o projeto Bombeiro Mirim surgiu da conscientização do Corpo de Bombeiros de que, sendo uma instituição pública, a corporação não poderia furtar-se de sua responsabilidade social e que deveria fazer “algo mais” pela sociedade em que está inserido, além do que já faz como sua obrigação prevista na legislação. Neste sentido pontua o comandante a corporação focou seus esforços para preencher a lacuna existente na educação dos jovens, principalmente na fase da adolescência, período em que os jovens começam a descobrir novas facetas da vida em sociedade, momento em que são afetados tanto positiva como negativamente.

Em Ouro Preto do Oeste, o projeto Bombeiro Mirim funciona há cinco anos com o apoio da prefeitura e segundo o tenente- BM Strauss o mesmo espera que neste ano de 2017 este apoio continue. O comandante e o presidente da Câmara municipal de Vale do Paraíso, já agendaram uma reunião no quartel do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto do Oeste, para alinharem posições sobre o projeto que segundo explicou o presidente da Casa de Leis terá todo seu apoio e certamente de seus pares por entender que este projeto é de suma importância para o aprendizado da criança na fase da pré – adolescência. “Iremos nos certificar como é funcionamento do projeto Bombeiro Mirim para que possamos reunir com os demais membros da Câmara para discutimos a sua implantação no nosso município. Tenho certeza que meus pares vão abraçar esta causa”, asseverou o presidente da Casa de Leis vereador Helinho Gusmão.

O projeto Bombeiro Mirim é mais um exemplo do comprometimento do Corpo de Bombeiros junto à comunidade. No Bombeiro Mirim, crianças e adolescentes de escolas públicas recebem noções de prevenção contra incêndios, primeiros socorros, afogamentos e acidentes domésticos.
Além do aprendizado, o projeto oferece aos alunos alimentação, uniforme e transporte. Cada turma tem em média 40 crianças e nestes 13 anos de existência do Bombeiro Mirim, cerca de mil alunos foram beneficiados.

Fonte: Alexandre Araujo/WWW.ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia