Mais Notícias : Jungmann prevê mil homens da Forças em presídios
Enviado por alexandre em 19/01/2017 09:35:56

Jungmann prevê mil homens da Forças em presídios
Postado por Magno Martins

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou, hoje, que o governo prevê inicialmente a mobilização de mil homens das Forças Armadas nas operações em presídios. Ele afirmou que esse número pode aumentar, dependendo dos pedidos de governadores.

Ontem, o governo anunciou, em meio à crise no sistema prisional, que as Forças Armadas poderão ser empregadas para fazer varreduras para buscar armas e drogas em cadeias, caso a operação seja solicitada pelos governos estaduais.

"A previsão inicial é em torno de mil homens e cerca de 30 equipes. Como atuamos a partir de demanda, esse número pode vir a crescer", afirmou Jungmann.

O ministro disse ainda que o orçamento inicial previsto é de R$ 10 milhões. No entanto ele ressaltou que, como o governo federal vai agir a partir da demanda dos estados, os valores podem mudar.

Segundo Jungmann, as Forças Armadas estarão prontas para as missões nos presídios em oito ou dez dias. Isso não significa, de acordo com o ministro, que as operações vão começar dentro desse período.

"Nós estaremos em condições operacionais, não é que iniciemos [as operações], mas dentro de 8 ou 10 dias estaremos, em termos operacionais, prontos", afirmou.

O ministro esclareceu que nenhum estado pediu, até o momento, a ação das Forças Armadas nos presídios. Mas ele acredita que isso pode ocorrer ainda nesta quarta, em reunião do presidente Michel Temer com governadores do Norte e de Mato Grosso.

Falência
Postado por Magno Martins

Por Wadih Damous*

O Brasil, lamentavelmente, está se desmanchando. Nosso país está caindo aos pedaços. Crise nas penitenciárias, matança, barbárie, revogação de direitos.

O estado do Rio de Janeiro é uma espécie de mostruário, uma síntese, do que ocorre no restante do país. O estado está quebrado, os servidores não recebem vencimentos, o estádio do Maracanã sendo canibalizado e a UERJ correndo o risco de, simplesmente, fechar as portas. A UERJ fala de perto no meu coração: eu estudei lá durante cinco anos na Faculdade de Direito. Foram os melhores anos da minha vida.

Foi um período difícil. Anos de chumbo, a luta contra a ditadura, mas na UERJ eu formei a minha consciência, ali consolidei as minhas convicções, ali eu me tornei cidadão. Até bem pouco tempo a Faculdade de Direito da UERJ era considerada a melhor do Brasil e hoje as portas estão fechadas, professores sem receber seus salários e as pesquisas abandonadas.

*Deputado federal e ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro

Temer sobre militares em prisões: “Uma ousadia”
Postado por Magno Martins

Do UOL

O presidente da República, Michel Temer, disse, hoje, que o uso das Forças Armadas para a vistoria de presídios estaduais no país é "uma ousadia". "Mas é uma ousadia que o Brasil necessita e que dá certo. Essa é a grande realidade." Temer também afirmou que as "Forças Armadas se dispuseram" a fazer o trabalho de varredura no sistema penitenciário.

O emprego das Forças Armadas para "garantia da lei e da ordem" nas penitenciárias foi determinado, pelo prazo de doze meses, em decreto de Temer, publicado na edição desta quarta do DOU (Diário Oficial da União).

"Porque elas [Forças Armadas] têm uma grande credibilidade, em primeiro lugar. Em segundo lugar, uma grande autoridade. Não terão, evidentemente, contato com os presos, mas terão, isto sim, a possibilidade da inspeção em todos os presídios brasileiros", disse o presidente, que, depois de qualificar a primeira das matanças em penitenciárias como "acidente pavoroso", falou do "drama infernal que ocorre hoje nas penitenciárias do país."

"E nós estamos sendo ousados, convenhamos. Fala-se muito em coragem, mas eu dou um passo adiante. Eu acho que, além da coragem, é preciso uma certa ousadia. E nós ousamos. Quando nós fazemos essas propostas [de reforma do ensino, Previdência, Tributária, e outras, nós estamos ousando."

Mais cedo, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que, inicialmente, mil agentes das Forças Armadas vão atuar na varredura de presídios estaduais do país. Para que os militares entrem em ação, porém, é necessário que cada Estado faça o pedido de ajuda formalmente. Temer disse que "houve um diálogo muito produtivo com o setor de Defesa, com as Forças Armadas."

O ministro informou também que o "orçamento mínimo" para o projeto é de R$ 10 milhões, mas que esse valor pode variar conforme a demanda dos Estados.

O início do ano tem sido marcado por mortes em presídios do país. Massacres foram registrados no Amazonas (64 detentos mortos), em Roraima (33) e no Rio Grande do Norte (26).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia