Política : NOVOS TEMPOS
Enviado por alexandre em 17/01/2017 01:49:48


Executivo apresenta Projeto Viveiro Comunitário aos gestores de Nova União e Mirante da Serra
O Governo do Estado através Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog representado pela Secretária Executiva Regional de Governo pólo Ouro Preto, apresentou nesta segunda-feira (16), aos prefeitos Luiz Gomes Furtado (Nova União) e Adinaldo Andrade (Mirante da Serra), o projeto Viveiro Comunitário. Coube a secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira, explicar passo a passo todo o bojo do projeto que nasce com a necessidade de investir de forma organizada no setor produtivo uma prioridade do governador do Estado, Confúcio Moura.

A secretária de Governo, Maria Araujo de Oliveira, explicou que o projeto Viveiro Comunitário, tem a parceria nesta fase da Emater/RO, Ceplac e a Cooperativa Mista de Extrativismo, Agricultura Familiar Ecologismo e Prestação de Serviços COOMEAFES, sendo que a localização do viveiro será no Assentamento Margarida Alves, RO 470, km 35, gleba 07, zona rural do município de Nova União.

A construção de um viveiro para a produção de mudas de cacau e essências florestais, implantação de jardins clonais irrigados para multiplicação de haste de cacaueiro no Assentamento Margarida Alves, justifica-se por criar uma série de precedentes para atividades educacionais, ambientais de produção agrícola com retorno econômico e social para as famílias envolvidas. A implantação do projeto reflete na comunidade maior autonomia através da diversificação de culturas em suas unidades de produção familiar, posteriormente contribuirá para aumento da renda, outro fator importante a se considerar é a realização de um ciclo de produção em conformidade com os ciclos ecológicos, de modo a haver recuperação, conservação e preservação dos recursos naturais.

A secretária de Governo, asseverou que o este projeto tem por finalidade construir um viveiro de mudas frutícolas e essências florestais, implantação de jardins clonais cacaueiros para ampliar as ações como fonte de renda e recuperação florestal, envolvendo as famílias beneficiadas e não beneficiadas de forma direta e indireta nos assentamentos Margarida Alves e Assentamento Palmares no Município de Nova União e Assentamento Padre Ezequiel, localizado no município de Mirante da Serra.

Cooperativa já tem um viveiro de pequeno porte instalado, o segundo passo é construir o segundo viveiro de 1500 m2 tendo como foco a produção em escala das mudas de cacaueiro e mais uma porcentagem de 20% de essências florestais. As sementes de cacaueiro selecionadas terão origem dos campos experimentais da CEPLAC, por ser um órgão Público Federal que tem experiência na produção de sementes de alta qualidade.

Os jardins clonais irrigados para multiplicação de haste do cacaueiro será implantado com haste fornecida pela CEPLAC que vem trabalhando com material de alta qualidade trazido direto da Bahia. Tanto o viveiro quanto os jardins clonais serão feitos com a participação da comunidade em um planejamento pré-estabelecido pela coordenação da cooperativa obedecendo às orientações técnicas que cabe a cada investimento.

As sementes de essências florestais serão adquiridas em reservas extrativistas e em bancos de sementes da SEDAM ou em outros órgãos que trabalham com esta finalidade no bioma amazônico.


A apresentação do projeto Viveiro Comunitário, ocorreu nos gabinetes de trabalho dos dois gestores e a equipe do Governo do Estado teve a participação da secretária Maria Araujo de Oliveira, tenente - BM Márcio Strauss (comandante do subgrupamento do Corpo de Bombeiros com sede em Ouro Preto), Marivone Resende de Araujo (coordenadora Regional de Educação – CRE) e Érica Cristina Casagrande (gerente da Secretaria Estadual de Ação Social – Seas pólo Ouro Preto). Ambos os prefeitos se comprometeram em dar apoio ao projeto por entender que é um caminho viável que vai certamente gerar renda e valor o que irá sem duvida alguma fortalecer a economia de Nova União e Mirante da Serra, municípios que tem sua base na agricultura e pecuária de corte e leite.



Fonte

Texto: Alexandre Araujo


Fotos: Alexandre Araujo


Secom – Governo de Rondônia


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia