Regionais : Brasileiro morre nos Estados Unidos, e família tenta trazer corpo
Enviado por alexandre em 16/01/2017 19:43:04


Uma família que mora em Joinville, no Norte de Santa Catarina, tenta trazer para o Brasil o corpo de Guilherme de Menezes Garcia, de 26 anos, que morreu nos Estados Unidos. O brasileiro morava em Fort Lauderdale, na Flórida, e foi encontrado morto na quinta-feira (12), por volta das 11h, (14h, horário de Brasília) pelo sócio, com quem dividia a casa.

Até o início da tarde desta segunda-feira (16), a família desconhecia as causas da morte. O Itamaraty informou que o caso está sendo acompanhado, mas que não está previsto auxílio financeiro para o traslado. A família afirma não ter condições de pagar pelo serviço.

“Ele não estava doente. Entramos em contato com o consulado brasileiro, que disse só poder informar familiares e pessoalmente. Tudo que sabemos sobre a morte foi passado por amigos que moram lá”, contou a irmã, Fernanda.

A morte ocorreu exatamente um ano após os dois filhos dele, que foram retirados pela Justiça americana, terem sido adotados oficialmente por outra família nos EUA.

O rapaz foi para os Estados Unidos aos 15 anos, na companhia da mãe. Natural de Porto Alegre, morou com a família em Chapecó, no Oeste catarinense, e em Florianópolis.

Atualmente, tinha uma empresa do ramo da construção civil com um amigo.

Traslado

Desde a semana passada, o corpo permanece no Instituto Médico Legal (IML) americano, segundo a família.

Perda dos filhos

Conforme Fernanda, Guilherme morreu exatamente um ano após a adoção definitiva dos dois filhos dele.

“Meu irmão teve um filho de três e outro de cinco anos, que foram tirados dele, porque a mãe, usuária de drogas, maltratava as crianças. Por um ano, elas ficaram provisoriamente com uma família, e em 12 de janeiro de 2016 foram adotadas definitivamente”, contou.

A mãe de Guilherme disse à RBS TV que suspeita que a morte tenha relação com a perda das crianças, já que nos últimos anos, ele chegou a se envolver com drogas. “Eu sei que foi muita coincidência, justamente no mesmo dia", disse Carla Menezes.

Segundo Fernanda, por se tratarem de crianças americanas, a família de Guilherme não pode reivindicar a guarda. “Além disso, a mãe não queria que viessem para o Brasil, então não tivemos como lutar pelos meninos. Agora, não podemos acessar nenhuma informação sobre eles, porque tudo é mantido pela Justiça sob sigilo”, lamentou.

A mãe de Guilherme disse que não via o filho há oito anos. “Eu estou proibida de entrar lá, porque eu passei três meses do visto e minhas filhas não o veem há 10 anos. Então, a gente queria muito dar um último adeus. É isso que a gente está pedindo, que as pessoas se comovam para que eu possa ver meu filho pela última vez”, disse a mãe, Carla, muito emocionada.

Itamaraty

À RBS TV, o Itamaraty informou que o consulado do Brasil em Miami está acompanhando o caso e mantém contato com a família de Guilherme para auziliar na burocracia da liberação do corpo. Sobre os custos do traslado, o Itamaraty informou que não existe previsão orçamentária ou legal para transporte de corpos de brasileiros que morreram no exterior.

O GLOBO

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia