Justiça : Meio ambiente
Enviado por alexandre em 22/03/2011 09:50:26



22 de março: Dia Mundial da Água

O momento pede ações rápidas e eficazes de todos: governos e população

Suporte de sobrevivência dos seres vivos, o uso da água é amplo: ela é usada para beber e cozinhar, para nossa higiene pessoal, para irrigação de plantas, para uso industrial, para a geração de energia, para uso das navegações. Daí a importância de se economizar e preservar a água, principal recurso que a natureza fornece ao homem. Este é o desafio do século!

Cobrindo ¾ do planeta Terra (que também vem pedindo socorro), a água é um recurso renovável e tem origem na liberação de gases, hidrogênio e oxigênio em grande quantidade, base dos vapores de água que, em baixa temperatura, transforma-se em nuvens que, atraídas pela gravidade, caem em forma de chuva.

No mundo, o consumo de água é distribuído assim: 8% para uso doméstico, 70% para uso da agricultura e 22% para uso na indústria. Só para se ter uma idéia, a produção de aço gasta 150 toneladas de água; o refino de uma tonelada de petróleo gasta 180 toneladas de água; fabricar uma tonelada de papel consome 250 toneladas de água.

Através do já conhecido aquecimento global, a tendência mundial das fontes de água, como mananciais, rios e lençóis freáticos, é diminuir ou até mesmo desaparecer, onde hoje é floresta, amanhã pode se transformar em deserto. Além disso, a questão da poluição em rios e do crescimento imobiliário desordenado, através de invasões principalmente em áreas de mananciais, como acontece na Serra na Cantareira, serão grandes responsáveis pela falta de água potável em futuro bem próximo. Outro fator fundamental é a falta de conscientização da população no racionamento da água. Isso é menos tempo no banho, abrir a torneira somente o tempo necessário, evitar lavar quintal e carro semanalmente e muitas outras atitudes que podem ser tomadas para evitar o desperdício.

A água no Brasil
Detentor de 12% da água doce do mundo, disponíveis em seus rios, o País tem, ainda, o rio que abriga o maior volume de água do planeta: o Amazonas.

Toda essa água é suficiente para as necessidades do Brasil. (desde que Governo e população protejam esse patrimônio nosso, inibindo e proibindo seu comércio, quiçá furto) Porém, precisamos de cuidados maiores tanto na questão do saneamento e abastecimento, quanto na questão da conscientização do uso correto desse bem.

Para que isso aconteça, faz-se necessário o reuso da água em, praticamente, 90% das atividades modernas. Com isso, o custo da água ficaria, aproximadamente, 50% menor.

A vilã poluição
Poluir significa sujar e contaminar o ambiente com produtos resultantes das atividades humanas; ou seja: o homem joga nos rios, nos lagos, nas represas todo tipo de sujeira e de resíduo poluente. Mas tem ainda a poluição das mineradoras, das indústrias em geral, dos defensivos agrícolas, dos adubos, do lixo, dos esgotos residenciais, além da contaminação por ocupação irregular nas áreas de mananciais.

Revertendo esse quadro
O controle da poluição nas águas é viável - sim. E, uma das opções é a reciclagem: o lixo doméstico pode ser, em grande parte, reaproveitado como adubo; os inaproveitáveis podem ser incinerados, prensados e utilizados em aterros. Os resíduos industriais também podem ser reaproveitados ou colocados em lugar seguro. Se limpos e despoluídos, os rios poderiam ser fontes de água para a subsistência dos homens através da pesca, da energia, da irrigação, do lazer e até como meio de transporte.



Uso adequado da água
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPS), os seres humanos necessitam de 189 litros de água/dia para: consumo, higiene e preparação de alimentos. Porém, apenas 1% da população tem consciência de como e porque reaproveitar a água. Por exemplo: a água do banho e da máquina de lavar roupas é reaproveitada para lavar o vaso sanitário, os pisos externos, os automóveis, quintais, espaço utilizado pelos bichos de estimação etc.

Colaborar para preservar
A conscientização, o desenvolvimento de valores e as posturas relativas às relações dos seres humanos com seu habitat (o planeta Terra) contribuirão para a preservação não só da água, mas de todo o meio ambiente. Combater o desmatamento, a ocupação irracional das áreas de mananciais, exterminar as queimadas irregulares e desnecessárias, reduzir os índices de poluição dos automóveis, não jogar lixo em rios, córregos e lagos, entre outras ações, não é dever apenas do Governo, mas de todos os cidadãos.

Denunciar essas irregularidades é ajudar na preservação desse bem maior que é a água.

Pesquisa Alexandre Araujo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia