Regionais : Deputada Marinha Raupp assegura R$ 22 milhões para obras nas cidades atingidas pelas enchentes de 2014
Enviado por alexandre em 08/12/2016 17:21:22


Uma ótima notícia para os moradores de Rondônia, em especial para as cidades de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Pimenta Bueno, Cacoal e Rolim de Moura. A deputada Marinha Raupp conseguiu assegurar, junto ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o empenho de R$ 22 milhões para a recuperação de pontes, canais e bueiros nas cidades atingidas pelas enchentes do Rio Madeira e pelas fortes chuvas ocorridas 2013/2014.

A audiência com o ministro ocorreu na manhã desta terça-feira (6) e foi muito positiva. "Eu e o senador Valdir Raupp estamos atentos e trabalhando sempre para o desenvolvimento do nosso Estado. Na época da cheia iniciamos este trabalho para assegurar os recursos para a reconstrução. Conseguimos prorrogar o convênio, que garantiu mais tempo para o governo do Estado de Rondônia finalizar os projetos que agora foram licitados, e começar as obras. Queremos que a população do nosso Estado, que tanto sofreu com a maior enchente dos últimos 100 anos, possam ter acesso aos bens públicos que foram atingidos e que precisavam ser recuperados. Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida da nossa gente, começando pela reconstrução da infraestrutura. Foram mais de 10 mil pessoas atingidas à epoca", disse a parlamentar.

Em Porto Velho será feita recuperação do sistema de abastecimento de água da cidade e no distrito de São Carlos, a recuperação da Delegacia de Polícia. O município de Guajará Mirim será a reconstrução de escola com seis salas de aula no distrito de Surpresa, duas pontes (Salomão-ramal Olho d'água e a 10ᵃ linha do Ramal Bom Sossego), mais a recuperação de 2km de asfalto.

Em Nova Mamoré serão recuperadas três pontes - Ribeirão das Araras, Igarapé Periquitinho e Igarapé Periquitão, além da estabilização do Canal de Ambrósio.

A cidade de Cacoal terá toda a parte de execução de bueiros triplos, totalizando oito localidades, refeita. O município também será atendido com a reconstrução do Posto de Saúde do Bairro Santo Antônio e a reconstrução da Casa da Gestante. A galeria da Avenida São Paulo (Rio Pirarara) será construída parcialmente.

Pimenta Bueno será contemplada com a reconstrução das pontes dos rios Arumã, Limão, Palmeiras, Araçá, Melgaçinho (nas Linha 35 e na Linha 40); além de intervenção em bueiros sobre Córrego Marreta, linha 21 e Igarapé do 07. O canal central de Pimenta - Rua Hermínio Vieira com Av. Bandeirantes - também será recuperado.

Para fechar este plano de trabalho que melhorará os acessos e a infraestrutura das cidades atingidas, será feita em Costa Marques a reconstrução da ponte sobre o Rio São Domingos e a construção de bueiro triplo na entrada de acesso à comunidade de Santa Fé.

Importante destacar que à época da enchente, o Governo do Estado decretou calamidade pública, o que possibilitou que as ações emergenciais fossem executadas naquele momento, e que as ações de reconstrução pudessem ser planejadas e, agora posteriormente, executadas. Foi um trabalho em conjunto das esferas Estadual e Federal.

Para a deputada Marinha Raupp, este é o resultado da constante reivindicação no Ministério da Integração Nacional, que com o apoio do Governo Federal, foi possível conseguimos a prorrogação. "Agradeço ao Governo Federal na pessoa do Ministro Helder Barbalho, o empenho de 22 milhões. Obrigada, ministro, e esperamos contar com sua visita a Rondônia", completou.

Lista de Obras a serem realizadas:

Porto Velho

Recuperação da Delegacia de Polícia em São Carlos
Recuperação do sistema de abastecimento de agua da cidade de Porto Velho

Guajará Mirim

Reconstrução de escola no Distrito de Surpresa
Recuperação de 2km de asfalto
Ponte do Salomão (Ramal Olho d'agua)
Ponte da 10ᵃ linha do Ramal Bom Sossego

Nova Mamoré

Recuperação do Canal de Ambrósio
Ponte sobre o Ribeirão das Araras
Ponte sobre o Igarapé Periquitinho
Ponte sobre o Igarapé Periquitão

Cacoal

Execução de bueiro triplo - travessão próximo à linha 08
Execução de bueiro triplo – linha E, Setor Prosperidade
Execução de bueiro triplo – Linha 09
Execução de bueiro triplo – Linha 11
Execução de bueiro triplo – Linha 12, km 2
Execução de bueiro triplo – Linha 12, km 5
Execução de bueiro triplo – Linha 14
Execução de bueiro triplo – Linha 13, km 0,5
Reconstrução do Posto de Saúde do Bairro Santo Antônio
Reconstrução da Casa da Gestante
Execução parcial da galeria da av. São Paulo (Rio Pirarara)



Pimenta Bueno

Ponte sobre o Rio Arumã
Ponte sobre o Rio Limão
Ponte sobre o Rio Palmeiras
Ponte sobre o Rio Araçá
Bueiro sobre o Córrego Marreta
Bueiro da linha 21
Ponte sobre o Rio Melgaçinho Linha 35
Ponte sobre o Rio Melgaçinho Linha 40
Canal Central (Rua Hermínio Vieira com Av. Bandeirantes)
Bueiro sobre o igarapé do 07

Costa Marques

Bueiro triplo Celular – entrada de acesso à comunidade de Santa Fé
Ponte sobre o Rio São Domingos

Assessoria de Comunicação
Deputada Federal Marinha Raupp (PMDB/RO)
www.facebook.com/MarinhaRaupp

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia