Política : Fortalecimento
Enviado por alexandre em 15/03/2011 12:01:56



Deputado Carlos Magno diz que Espigão tem de investir no setor primário


É preciso que a dependência da madeira que cada vez mais esta escassa, seja eliminada e que outros setores sejam priorizados.

O deputado federal Carlos Magno (PP), concedeu entrevista ao jornalismo da Mega FM nesta terça-feira (15), do município de Espigão do Oeste, onde abordou diversos assuntos condescendentes ao estado de Rondônia. O deputado iniciou a entrevista falando de investimentos no setor primário, sua bandeira quando na campanha rumo à câmara federal. Ao falar diretamente à população de Espigão do Oeste, que tem passado por maus bocados, devida proibição do corte de madeira e, diga-se de passagem, a principal fonte de emprego e renda proveniente das madeireiras, cuja maioria foi fechada por não apresentar documentos condizentes com as exigências das autoridades ambientais, Magno afirmou que vê o município com forte poder econômico no setor primário.

De acordo com o deputado, mesmo com uma geografia do município que apresenta na maioria das propriedades terreno acidentado é possível investir na agricultura familiar, gerar empregos e aquecer o comercio local. Magno destacou a pecuária forte e também o setor de mineração.

Segundo o parlamentar federal, é preciso que a dependência da madeira que cada vez mais esta escassa, seja eliminada e que outros setores sejam priorizados. Carlos Magno citou Ouro Preto do Oeste e Cujubim, como exemplo de município que era totalmente dependente do setor madeireiro, no caso de Ouro Preto e que priorizou outros setores alavancando sua economia.


Citou também Cujubim cujo os proprietários de lotes rurais vêm para cidade em busca de empregos nas madeireiras, gerando o êxodo rural. As diferenças entre os municípios servem como alerta para que políticas públicas sejam desenvolvidas a fim de que seja gerado desenvolvimento em diversos setores e não apenas focando e priorizando um.


Carlos Magno foi indicado pela bancada do Partido Progressista (PP) para ser membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Magno defende a rediscussão do substitutivo do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ao Projeto de Lei 1876/99, que revoga o Código Florestal (Lei 4771/65) e a Lei de Proteção das Florestas Existentes em Nascentes dos Rios (7754/89). Acontecendo isso, seria possível regularizar propriedades e alavancar diversos setores no estado de Rondônia.


Ao término de sua entrevista Carlos Magno prometeu visita ao município com data prevista para o lançamento da IX Expoeste no dia 16 de abril. Magno ainda disse que sente muito pela paralisação do principal setor gerador de emprego e renda em Espigão. Segundo ele na sua visita se reunirá com lideranças a fim de discutir medidas em prol do município.


Fonte: Salim Salles

Autor Alexandre Araujo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia