Regionais : Porque os homens brasileiros odeiam tanto as mulheres?
Enviado por alexandre em 24/10/2016 21:13:31

Estupros e assassinatos estão se tornando epidêmicos em todas as regiões do país; Brasil parece ter regredido a Idade Média no que diz respeito à vida das mulheres

Epidemia

Ao olharmos o noticiário temos a impressão que o Brasil passou a ser um estado medieval, tamanhas as barbáries que são cometidas diariamente, de norte a sul do país, contra as mulheres. Não evoluímos, pelo contrário, estamos avançando em práticas abomináveis e o Estado observa impotente, com medidas paliativas, reage apenas diante da pressão popular e em casos pontuais. O assunto do fim de semana foi o estupro sofrido por uma mulher de 34 anos que foi violentada por cerca de 10 dementes, vários “menores”no banheiro de um bar no Rio de Janeiro. Imagens de uma câmera de segurança mostraram a ação e são cenas bizarras.

Pior

Foi que a vítima, ao ser socorrida por policiais militares, se viu obrigada a seguir na mesma viatura com seus agressores, que chegaram a molesta-la dentro do veículo oficial e ao chegar na delegacia sofreu outra violência, essa por parte dos agentes do Estado que registraram o boletim usando palavras de baixo calão em relação à vítima, com descrições como “ela só começou a gritar quando enfiaram um pau na bunda dela”, e outras ‘pérolas” do gênero. Também neste fim de semana, um policial militar que havia traído, e por isso perdido a namorada, resolveu que a moça, formanda em Direito, não merecia mais viver. Atirou nela e em seguida se matou, diante de centenas de pessoas em uma festa. A vítima tinha 23 anos.

Em Rondônia

Entre março de 2015 e março deste ano, já foram registrados 59 casos de feminicídio, nas cidades de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Vilhena, Porto Velho, Jaru e Nova Brasilândia. Foram crimes brutais e covardes, sem dar qualquer chance à vítima que um dia foi chamada de “amor”. As chamadas “medidas protetivas” não surtem o menor efeito nos agressores, que muitas vezes estão com o documento no bolso na hora em que cometem o crime. A polícia não dispõe, na maioria das vezes, preparo para lidar com vítimas, sejam de estupros, sejam de violência doméstica. E o Brasil tem índices alarmantes de estupro.

A cada 11 minutos

Uma mulher é estuprada neste país. São 130 mulheres estupradas todos os dias. E isso [são] dados subnotificados, porque as pesquisas mostram que apenas 10% das mulheres violentadas e estupradas têm coragem de denunciar. E apenas 35% das mulheres que apanham dos seus companheiros têm coragem de denunciar. E os números não param por aí: 70% dessas vítimas de estupro são crianças e adolescentes, mais de 80% do sexo feminino. Os números foram apresentados pela senadora Simone Tebet (PMDB-MS) em maio deste ano, durante sessão no Senado. Assustou? Pois é, de acordo com um levantamento feito pelo Banco Mundial, é mais fácil uma mulher com idade entre 14 e 44 anos ser estuprada do que ser vítima de câncer ou acidente.

Assustadores

Alguns números sobre a violência contra a mulher no Brasil: Para 70% da população, a mulher sofre mais violência dentro de casa do que em espaços públicos no Brasil; A aplicação da Lei Maria da Penha fez com que fossem distribuídos 685.905 procedimentos, realizadas 304.696 audiências, efetuadas 26.416 prisões em flagrante e 4.146 prisões preventivas, entre 2006 e 2011; hoje, contabilizamos 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres, número que coloca o Brasil no 5º lugar no ranking de países nesse tipo de crime. Segundo o Mapa da Violência 2015, dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no Brasil, 50,3% foram cometidos por familiares, sendo que em 33,2% destes casos, o crime foi praticado pelo parceiro ou ex. Essas quase 5 mil mortes representam 13 homicídios femininos diários em 2013.

O mínimo

Que cada município deveria ter era uma unidade de atendimento especializada em casos de violência doméstica, com psicólogos, estadia e segurança para as vítimas, além de programas de recolocação dessas pessoas em novas estruturas sociais. Ter uma unidade de resposta rápida a ameaças que em quase sua totalidade são cumpridas e punições mais severas aos agressores. Nas escolas deveria ter orientação segmentada para as meninas, que deveriam aprender desde cedo a identificar os sinais de que seu companheiro é um agressor. Ter “ciúme” não é prova de amor, e sim de insegurança e imaturidade. Não existe “tapinha de amor não dói”, violência é algo que cresce junto com as frustrações e inveja. Acredite, grande parte dos agressores, inconscientemente, se acha inferior às suas vítimas. A violência é uma tentativa de nivelar essa diferença. Mas pelo que temos visto, nada vem sendo feito de concreto pelas autoridades, então, se você é mulher, cuide-se e se você for pai ou tem irmã, trate de cuidar delas. O Brasil é um país extremamente perigoso para as mulheres.

Reflexos

Uma máxima que diz, “mulheres não ficam velhas, ficam loiras”, parece que foi adotada pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que antes grisalho agora anda desfilando com a cabeleira puxando para o castanho claro. Mas a mudança não feita de uma vez, há algumas semanas ele anda frequentando o salão para ir ficando “loiro aos poucos”. E já dá para notar, conforme a foto abaixo tirada hoje no Senado. Só falta combinar a barba com a nova tonalidade…

Raupp e suas novas madeixas

Avaliando

O ex-deputado federal Carlos Magno (PP) tem pensado bastante sobre a possibilidade de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2018. Mas Carlão enxerga longe e vislumbra a cadeira de presidente. Experiência legislativa ele tem, cacife político também, mas, como todo bom mineiro, prefere matutar em silêncio…

Foi tenso

Melhor apagar da memória o debate entre os candidatos à prefeito de Porto Velho no último domingo. Essa semana teremos o da TV Rondônia e ambos estarão melhores, sem dúvida alguma.

Clínica Mais Saúde informa – Quer evitar a disfunção erétil? Faça atividade física

A prática de exercício pode ser uma arma para combater a disfunção erétil. De acordo com um estudo publicado recentemente no British Journal of Sports Medicine, homens que praticam atividade física têm ereções melhores, mesmo aqueles com idade avançada, que fumam (ou fumaram) e que têm problemas de saúde como diabetes ou doença arterial coronariana. Para chegar a essa conclusão, pesquisadores de universidades de Portugal revisaram sete estudos que envolviam um total de 505 homens, com idade entre 43 e 69 anos. Os resultados mostraram que os participantes que praticaram exercícios aeróbicos apresentaram, em média, 3,85 pontos a mais na avaliação da função sexual que aqueles que não praticaram nenhuma atividade ou que fizeram só os exercícios para o assoalho pélvico. Para medir a função erétil dos participantes os cientistas usaram o Índice Internacional de Função Erétil. As pontuações dos voluntários variaram entre 5 e 25. Na escala, homens sem disfunção erétil têm pontuações de 22 a 25 e aqueles com disfunção mais grave registravam entre 5 e 7. Para Landon Trost, especialista em infertilidade masculina da Clínica Mayo, em Rochester, nos Estados Unidos, e que não participou da revisão, o estudo mostra que os exercícios devem ser incluídos no tratamento da disfunção erétil.

POR ALAN ALEX

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia