Mais Notícias : Eleito tem orgulho de ter acabado com banguelos
Enviado por alexandre em 24/10/2016 09:04:32

Eleito tem orgulho de ter acabado com banguelos


JUNQUEIRO –(AL) – Eleito prefeito de Junqueiro por apenas três votos de diferença, o fazendeiro Carlos Augusto Almeida (PMDB), 50 anos, não é do tronco familiar Pereira, que controla com mão de ferro o município e estendeu seu raio de influência para cidades vizinhas, mas entrou na vida pública incentivado pelo clã. Atual vice-prefeito, serviu ao prefeito Fernando Pereira (PMDB) como secretário de Saúde. Durante sua passagem pela pasta se orgulha de ter projetado Junqueiro em políticas de saúde bucal, com selo e aplausos do Ministério da Saúde.

“Fomos reconhecidos como o único município que atingiu 100% o programa “Cárie zero”, revela, adiantando que criou também um centro de implante de prótese dentária, medidas que ajudaram a erradicar a população banguela da cidade. Ele atribui sua vitória, mesmo que apertada, ao reconhecimento da população ao trabalho dos Pereira. Além de Junqueiro, principal base eleitoral, o grupo elegeu os prefeitos de Teotônio Vilela e Campo Alegre, tendo colocado na Assembleia Legislativa, na eleição passada, a deputada Jô Pereira.

Em Campo Alegre, Pauline Pereira (PSDB), filha do líder do grupo, o ex-prefeito de Junqueiro, João José Pereira, que governou o município por cinco mandatos, foi reeleita com 82,63% dos votos, abrindo uma frente de mais de 12 mil votos, enquanto que em Teotônio Vilela Joãozinho Pereira, seu irmão, foi eleito com 63,21% dos votos válidos, consolidando o poderio da família na região.

“Já é a terceira vez que Joãozinho se elege em Teotônio Vilela”, ressalta Carlos Augusto. Perguntado por que em Junqueiro os Pereira penaram para elegê-lo, afirmou que houve em Junqueiro o efeito do desejo de mudança. “Meu adversário iludiu a população. Ele chegou a prometer a instalação de uma fábrica da Pamesa, gerando mais de 100 empregos, o que nos fez ir buscar na própria empresa uma declaração de que não havia intenção de se instalar no município”, afirmou.

Os jovens de Junqueiro, segundo ele, davam como certa a instalação da fábrica de cerâmica e esquadrias. “Faltando 15 dias para a eleição colocamos carros de som na cidade para dizer que nosso adversário mentia”, lembra Augusto. Segundo ele, não fosse o atestado da Pamesa negando qualquer projeto de expansão para o município a oposição teria vencido a eleição. “Acho que iriamos perder por mais de mil votos em razão do efeito Pamesa”, afirmou.

Leandro Silva, seu adversário, ganhou em redutos eleitorais que a família Pereira nunca perdeu, como Ingá, Retiro e Riachão. “Empatamos na cidade e perdemos apenas em Palmeirinha por 317 votos”, relembra o candidato do PPS, para quem a promessa da Pamesa não teve papel fundamental na eleição. “A população queria mudança. Votou em mim para ter um prefeito que more na cidade e não em Maceió”, afirmou, referindo-se ao atual prefeito, que vive muito mais na capital alagoana.

Sentimento da população

Junqueiro tem sua história derivada da cultura de junco, uma planta vista com abundância as margens de uma área conhecida como Lagoa do Retiro. Antigamente, quando as pessoas recolhiam junco e eram interrogadas de onde vinham, respondiam: “Eu venho do junqueiro” (que se referia aos juncais). Com o passar do tempo, no lugar do junco se desenvolveu e ganhou força a cana de açúcar.

Hoje, o município vive da pecuária e 80% das suas terras estão ocupadas por cana. A produção é aproveitada na própria região por três usinas de álcool e açúcar. A acirrada disputa nas urnas também rachou a população ao meio. Donos da pousada “Quero mais”, uma das mais antigas da cidade, José Geraldo e Aparecida Alves torceram até o último momento da apuração pelo candidato da oposição.

Comemoram nas ruas o anúncio de que Leandro Silva havia vencido por 19 votos e até hoje não entenderam a reviravolta. “O povo acha que a eleição foi comprada”, diz Geraldo, referindo-se ao fato de que houve, inicialmente, o festejo da vitória dos 19 votos e depois outra comemoração pelos três votos. “Muito estranho, ninguém entendeu nada”, acrescenta, adiantando que votou em nome da mudança.

Já o servente Manoel Silva, 44 anos, afirma que votou no candidato indicado pela família Pereira. “Os Pereira já fizeram muito por esta cidade e eu queria que fosse dada uma oportunidade ao Carlos Augusto, que fez um excelente trabalho na área da saúde”, disse. Moradora do Riachão, dona Madalena Lins afirmou que Leandro, em que votou, teria sido melhor para o futuro do município. “Ele é jovem, fala bem e é bem-sucedido em seus negócios”, assinalou.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia