Política : O PODER PELO PODER
Enviado por alexandre em 24/10/2016 00:10:00


Disputa pela presidência esquenta bastidores da Câmara Municipal de Ouro Preto


A disputa nos bastidores pela presidência da Câmara municipal de Ouro Preto do Oeste começa a ganhar os primeiros contornos, tratativas, conchavos e promessas mirabolantes farão parte do rito da campanha silenciosa que poucos saberão, principalmente o eleitor, alheio a tudo e a todos, completamente distante do que poderá acontecer até o dia da posse, marcada para o dia primeiro de Janeiro de 2017, ocasião em que é feita a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. Dos 09 (nove) futuros edis, eleitos e reeleitos, quatro poderão sair de candidato, isso se não houver nenhuma desistência no decorrer do percurso, que para alguns pode ser muito ingrime, já que existe um forte jogo de alianças que pode até comprometer durante dois anos, período do mandato, o presidente eleito em face dos compromissos assumidos.

Já estão à caça dos votos os novatos vereadores eleitos: J. Rabelo (PTB) o mais votado com 2.267 sufrágios e Delísio Fernandes (PSB) e os reeleitos Serginho Castilho (PRP) e o atual presidente da Casa de Leis, Edis Farias (PSD). O neófito J. Rabelo, que talvez de forma inédita pleiteia a presidência em seu primeiro mandato. "Ele já está articulando a candidatura dele, inclusive já conversou com alguns dos vereadores", afirmou uma fonte fidedigna. Rabelo só não pode esquecer que nem sempre o mais votado é garantia de ser presidente do Legislativo municipal e para isso o mesmo tem que provar ser um bom articulador nos bastidores da política local onde se define quem é quem no cenário.

Tornando a disputa mais aquecida está o professor Delísio Fernandes. Com uma vasta experiência na bagagem como sindicalista ele quer se tornar presidente e desbancar os caciques da política local. Habilidoso para articular, ele acredita que tem fortes chances de ser presidente para fazer um mandato compartilhado com seus futuros pares. Ferrenho opositor do atual prefeito Alex Testoni, Delísio foi eleito defendendo a bandeira de luta dos servidores públicos municipais.

Ser urgido a presidência é isso que Serginho Castilho, alimenta desde a legislatura passada e vê na atual o momento certo para chegar a presidência. "Sou candidato e já tenho apoios importantes para ser o presidente", baforou o vereador reeleito em uma roda de amigos que deu entender “os apoios importantes”, leia-se: deputado estadual Marcelino Tenório (PRP) e o atual prefeito Alex Testoni (PSD) de quem o nobre edil foi líder na Câmara municipal e é um fiel cão de guarda defendendo contra tudo e contra todos não importando a situação.

O atual presidente Edis Farias quer permanecer no comando da casa, nada o impede de concorrer já que se trata de uma nova legislatura. Ele pode ter ao seu favor as amizades que fez, mas pode ser também contrariado por já está há quatro anos no posto. Tido como habilidoso jogador nos bastidores Edis Farias pode sim emplacar um 3º mandato um fato que para muitos é um retrocesso em se tratando de renovação, mas por outro lado pode ser o nome que reúna apoios importantes de quem visa as eleições de 2018 e até mesmo o bom ou mal desempenho do prefeito eleito Vagno Panilosy (PSDC) que já sinalizou prefere um presidente aliado para ter céus de brigadeiro na sua gestão que se inicia no dia primeiro de janeiro de 2017.

A presidência da Câmara não só oferece o status e o controle e interno da Casa de Leis, que passa a ser uma estratégia favorável ou contra quem está no controle do Executivo, mas garante o gerenciamento de um orçamento que é utilizado para as despesas com pessoal e a manutenção da estrutura da própria Casa.

J. Rabelo o novato que quer fazer história emplacando a presidência 


Delísio Fernandes a aposta na oposição com responsabilidade (foto crédito Correio Central)


Serginho Castilho diz que tem importantes apoios para realizar o seu desejo  (foto crédito Gazeta Central)


Edis Farias alimentar o ego para ser urgido para o 3º mandato (foto crédito Correio Central)

Fonte: Alexandre Araujo/WWW.ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia