Política : CAFEICULTURA
Enviado por alexandre em 19/10/2016 22:51:38


Prefeito eleito de Vale do Paraíso vai investir na cafeicultura
O prefeito eleito do município de Vale do Paraíso Charles Gomes Pinheiro (PSDB) só tomará posse como administrador municipal no dia primeiro de janeiro de 2017, mas mesmo antes já está buscando investimentos para serem aplicados. Esta semana o prefeito eleito esteve visitando uma propriedade rural do municipio que mantém um viveiro de mudas de café clonal.

O futuro chefe do Poder Executivo municipal disse que a lavoura de café será fortalecida na sua gestão com uma ação governamental forte e transparente para que este importante seguimento venha ser retomado, após ser esquecido nos últimos anos. Charles afirmou que vai ter a parceria do deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado que já se comprometeu em destinar uma emenda parlamentar que tem o objetivo de adquirir 400 mil mudas de café clonal e serem distribuídas a produtores da região de Vale do Paraíso. O projeto tem objetivo de dar ao produtor rural alternativa financeira diante da crise pela qual passa o país. Especificamente na distribuição de mudas de café clonal, trabalho elaborado pela equipe técnica do gabinete do deputado Laerte Gomes e autarquias ligadas ao setor produtivo, mostra que após dois anos de plantio, as mudas têm rendimento de 80 sacas por hectare (sc/ha). Com as 400 mil mudas será possível o plantio em uma área de 120 hectares, ou seja, um rendimento total de 9.600 sacas de café. Para o ano de 2017 a cafeicultura do Estado terá um investimento na ordem de R$ 10 milhões o valor será destinado para a compra de mudas de café Clonal e também calcário para ajudar na produção. O recurso oriundo exclusivamente da ALE-RO tem previsão para ser liberado no início de 2017, por conta das questões burocráticas relacionadas ao orçamento.

“O município de Vale do Paraíso tem a sua vocação no setor do campo e para isso vamos implementar políticas públicas neste sentido e para tanto vamos ter o apoio do governo do Estado na pessoa do Senhor governador Confúcio Moura um entusiasta com o setor produtivo e a ALE/RO bem como a nossa bancada federal. Queremos fazer um Vale do Paraíso forte valorizando o nosso povo com ações verdadeiras e sem demagogias”, disse o prefeito eleito Charles Gomes Pinheiro que na próxima irá a Brasilia – DF em busca de alocar recursos financeiros através das emendas parlamentares dos senadores e deputados federais da bancada de Rondônia.

O Brasil é o maior produtor de café, vai continuar sendo, é o segundo maior consumidor, tende a encostar muito perto do Estados Unidos que é o maior consumidor. Nós temos uma particularidade muito importante, produzimos e consumimos, temos um mercado interno muito forte, e é um ponto que todo cafeicultor tem que analisar, então você produz e consome dentro do seu país e além disso tem um mercado muito grande.


Fonte: Alexandre Araujo/WWW.ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia