Justiça : LASCOU-SE
Enviado por alexandre em 13/10/2016 01:01:52


Juízes estão determinando a suspenção da CNH para quem não paga a pensão alimentícia
Para garantir o direito da criança ao recebimento de pensão alimentícia, juízes têm tomado decisões além da usual determinação da prisão do devedor. A suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é uma medida a mais na mão de juízes para isso.
“As medidas mais comuns são a inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), penhora de bens, bloqueio do Fundo de Garantia (FGTS). E agora está se utilizando esse meio de suspensão de CNH. Temos casos aqui no Espírito Santo também”, afirma o juiz Júlio César de Oliveira, que atuou por 15 anos na Vara da Família.

"A inserção no SPC era incomum e agora está comum. E suspensão da CNH está ficando comum também", completa Júlio César.
A base para a medida é o artigo 139 no novo Código de Processo Civil, atualizado em março. No inciso IV, é previsto que cabe ao juiz “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenham por objeto prestação pecuniária”. O entendimento é de que quem pode manter um carro também pode pagar uma dívida como a pensão alimentícia. A medida serve ainda para evitar manobras de quem tenta fugir da decisão judicial.

"Alguns colegas estão usando esse dispositivo. Só o tempo dirá os limites para essa aplicação", avalia a juíza Ednalva da Penha Binda, da 3ª Vara da Família de Vitória.

Validade

A validade de se decretar a suspensão da CNH não é unânime entre os juízes. Além de essa ação não estar nominalmente descrita no Código de Processo Civil, há quem avalie que isso vai dificultar ainda mais o pagamento da pensão.
"Eu acho um absurdo. Porque a CNH pode ser um instrumento de trabalho", diz Flávia Brandão Maia Perez, advogada de família.
Em contrapartida, o juiz Fábio Gomes e Gama Júnior, da 2ª Vara de Família da Serra, crê que toda medida é válida. “Vejo com bons olhos. Tudo que for para coagir o pai a pagar deve ser usado. Quem tem que sofrer algum tipo de sanção é o pai para satisfazer uma necessidade do filho, não o contrário”, afirma.

Outra polêmica que cerca a medida é o entendimento de que, ao se suspender a CNH, cerceia-se uma segunda vez o direito de ir e vir de quem já foi preso por atraso no pagamento da pensão. “Se ele cumpre a prisão, ele não pode mais ser preso”, diz Fábio Gomes.
"Tem que dosar as medidas. Todas as medidas devem ter bom senso. Cada caso é um caso", pondera a juíza Ednalva da Penha Binda.

Consenso

Consenso entre os juízes é de que a medida mais efetiva é a decretação da prisão. “Essa não deixa dúvidas. O devedor arranja rapidinho dinheiro para pagar”, afirma o juiz Júlio César.

“A prisão civil deu certo porque logo logo aparece o dinheiro”, afirma a juíza Ednalva.
Para mães e pais que dependem da ajuda da pensão alimentícia, a orientação é não deixar passar muitos meses de atraso até finalmente reivindicar o direito. “A melhor solução é não deixar acumular. Não deixar passar do primeiro mês. Atrasou um dia, já recorre”, aconselha o juiz Júlio César de Oliveira.

Punições

Pensão alimentícia

Prisão

É a medida mais comum e mais eficaz, segundo juízes, para fazer com que o pai ou mãe devedor de pensão pague.
CNH

Novo Código Civil

Com base no artigo 139, inciso IV, do Código Civil, juízes têm adotado outras medidas, como a suspensão da CNH, para fazer valer a determinação para pagar a pensão. Isso é válido para cobrança de qualquer dívida, segundo juristas.

O que diz

Cabe ao juiz "determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatória necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive nas ações que tenha por objeto prestação pecuniárias".

Deu no Gazeta online

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia