Mais Notícias : Lava Jato na porta de Lula
Enviado por alexandre em 27/09/2016 08:33:51

Lava Jato na porta de Lula

Gabriel Garcia, direto de Brasília

A Operação Lava Jato voltou a rondar a porta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A prisão do ex-ministro Antonio Palocci (PT), durante a 35ª fase da Lava Jato, deflagrada ontem (26) pela Polícia Federal (PF), pressiona o ex-presidente. Procuradores da força-tarefa da operação, em Curitiba, destacam que vários ministros de Lula já foram para a cadeia: José Dirceu, Guido Mantega e Paulo Bernardo. Preocupado, o PT acredita que nova ação poderá levar o chefe máximo do partido para a prisão.

A Polícia Federal acreditava que uma operação contra o ex-presidente só seria deflagrada no primeiro semestre do próximo ano. Com a prisão de Palocci, diz-se, nos bastidores da organização, que Lula deve ser preso ainda em 2016. Por ora, um instante de calmaria. O alívio decorre do Código Eleitoral: a lei prevê uma “pausa” em prisões, que só podem ser efetuadas até cinco dias antes da eleição e somente 48 horas após o fim do pleito. Mas petistas estrelados estão receosos com o destino de Lula.

Por outro lado, o PT reclama da demora da operação em atingir graduados peemedebistas. A delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sergio Machado, indicado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não levou um único integrante do partido para o centro do furacão. No Congresso, os petistas acusam a Lava Jato de ser seletiva, perseguindo membros do partido.

Todos os ministros presos tiveram importante participação no governo Lula, o que o coloca em situação delicada. A verdade é incontestável: a Lava Jato chega cada vez mais à porta do duplex no Guarujá, aquele reformado por empreiteira enrolada justamente no esquema de corrupção que roubou a Petrobras.

PT domina Dataprev - Acuados após a queda da ex-presidente Dilma Rousseff, os petistas não querem perder boquinhas no governo Michel Temer. Chegou à mesa do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) a indicação de Paulo de Tarso Campolina para a presidência da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (DATAPREV), um nome defendido nos bastidores pelo ex-ministro Carlos Gabas, que atuou no governo Rousseff. Os aliados de Michel Temer ficaram revoltados com a indicação, que precisa ser aprovada por Meirelles.

Forasteiro e playboy – No Frente a Frente de ontem, o candidato do PSB a prefeito de Jaboatão, Heraldo Selva, classificou o candidato do PR, Anderson Ferreira, de forasteiro. Disse que não tem o sentimento da cidade e por isso suas propostas são bem próximas a um livro de ficção. Já Manoel Neco, candidato do PDT, que falou em seguida na Rede Nordeste de Rádio, tendo direito e dez minutos, foi mais objetivo. Afirmou que Anderson e um playboy que cai de paraquedas em Jaboatão. Ambos aceitaram ao convite de participar do programa com muito interesse e naturalidade. Já o “playboy”, como diz Neco, mandou avisar pela sua assessoria que estava sem espaço na sua agenda.

Aposta nos debates - Candidato à Prefeitura do Recife, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB) tem uma tarefa inglória. Sem decolar nas pesquisas, ele tenta chegar ao segundo turno com o prefeito Geraldo Júlio (PSB). No último Datafolha, Geraldo apareceu com 38%, seguido por João Paulo (PT), 29%. Daniel ficou com 13%. Ainda assim, ele demonstra otimismo. “A diferença para João Paulo está caindo em todas as pesquisas”, disse em conversa com o blog. “Estamos animados e apostando no debate.”

Segundo turno - Confirmadas as pesquisas de intenção de voto, o Brasil terá o menor número de disputas resolvidas em primeiro turno desde 2000 nas eleições municipais de outubro. Haverá, no máximo, 8 disputas finalizadas já no dia 2 de outubro. Até então, 2012 foi o ano com menos disputas encerradas no primeiro turno: 12. Com os resultados, 21 das 26 capitais devem ter segundo turno. Uma das explicações para os dois turnos é o crescimento da fragmentação do sistema partidário e a existência de um ambiente político mais crítico.

Paredão - O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, está como a cabeça na guilhotina. O presidente Michel Temer ficou estarrecido com a declaração do ministro em agenda eleitoral em Ribeirão Preto. Ele afirmou que ficou sabendo um dia antes da Operação da Lava Jato, que prendeu o ex-ministro petista Antonio Palocci. O ministro chega a Brasília nesta terça-feira (27), mas precisará ser convincente. Qualquer derrapada representará sua demissão. Moraes falou no domingo, durante evento de campanha de Duarte Nogueira à prefeitura de Ribeirão Preto (SP), que nova etapa da Lava Jato seria deflagrada nesta semana.

CURTAS

Casal 20 - O Supremo Tribunal Federal decide, hoje (27), se recebe denúncia contra a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, no âmbito da Lava Jato. O casal é investigado por suspeita de ter recebido R$ 1 milhão de propina de contratos entre empreiteiras e a Petrobras.

Gastos públicos - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acredita que haverá pouca “margem para mexer” na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que define teto de gastos públicos. Ele prometeu ao presidente Michel Temer empenho para aprovar a proposta até a primeira semana de novembro.

Perguntar não ofende - Por que a Lava Jato só prende político do PT e esquece do PMDB de Renan Calheiros?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia