Coluna Da Lara : A beleza do infinito
Enviado por alexandre em 03/09/2016 01:37:06

A beleza do infinito
“Grande é o nosso Senhor e de grande poder, o Seu entendimento é infinito” Salmo 147:5
Infinito é uma palavra que apresenta muitos significados. Na linguagem comum, indica algo que não tem início ou fim, que não possui limites. No entanto, a maneira de entender este termo varia de acordo com o conceito de cada um. Para algumas tribos primitivas, o infinito era qualquer número maior do que três; para o fotógrafo, é o foco além de dez metros; para o pintor, é um ponto de fuga imaginário; para o matemático, é um número maior do que um número real; para o filósofo é o símbolo da eternidade; para o teólogo, é uma expressão da divindade; para o profeta, é o sonho.
Ao que parece, o símbolo de infinito, um 8 deitado, (∞), foi introduzido na literatura matemática em 1655 pelo inglês John Wallis. O símbolo pode ter sido derivado do numeral etrusco para 1000 ou da letra ômega, a última letra do alfabeto grego. No campo da matemática que estuda os conjuntos, o infinito é representado pela primeira letra do alfabeto hebraico,O fato é que o símbolo descreve algo imensurável, como Deus e o que Ele pode fazer por você.
Segundo BENEDICTO (2016) em alguma versões da Bíblia, o adjetivo “infinito” não aparece nenhuma vez; em outras, apenas três vezes. Entretanto, sinônimos expressando o conceitos são encontrados em muitos fragmentos. Além disso, usamos o termo em hinos e na liturgia religiosa. (P.157)
No versículo citado, o salmista exalta o conhecimento divino infinito (em hebraico em mispar “sem número”, “inumerável”) Contudo, Deus é infinito de modo absoluto em seu ser e em todas as suas perfeições, pois Seu conhecimento, Seu poder, Sua mobilidade e transcendência não tem medida. Deus sabe tudo, pode tudo, está presente em todos os lugares e está acima de tudo. Aqui os números, as quantidades e as categorias entrem em colapso. Você não pode colocar Deus dentro de uma caixa e medi-lo. Não dá para comprimir Seu poder num tubo de ensaio e examiná-lo. Não é possível salvar Seu conhecimento num arquivo de computador e pesquisá-lo.
A infinidade de Deus desperta duas reações: primeira, temos a certeza de que o Altíssimo “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o Seu poder que atua em nós” (Ef 3:20); segunda, nosso ser explode em louvor e adoração “ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível” (1Tim 1:17). Porque as bênçãos divinas são infinitas, seu coração pode se tranquilizar; porque Deus é um belo infinito, sua boca não deve se silenciar.
Princesa do Senhor

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia