Regionais : Eleições restritas a normas, Glaucione em Cacoal, candidato pokemon
Enviado por alexandre em 26/08/2016 18:55:28

Campanha – Teve início na manhã desta sexta-feira (26) a propaganda do Horário Eleitoral Gratuito no rádio e na TV em Rondônia. Nunca os programas eleitorais foram tão importantes numa campanha política como agora. Exiguidade de tempo, dificuldade em manter contato pessoal com o eleitorado, custo e fiscalização rígida da Justiça Eleitoral levam os candidatos a prefeito, porque a vereador são permitidas apenas inserções, a jogar quase todas as fichas nos programas.



Campanha II – Outro problema relacionado à campanha eleitoral sonolenta está relacionado ao excesso de restrições. Em entrevista ao Rondônia Dinâmica a diretora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) Elizabeth Mesquita foi direta e objetiva: “Na verdade o que a gente tem observado é que os candidatos estão com medo de fazer campanha porque teve tanta restrição na nova lei que parece que tudo é proibido”. Um político conhecido no Estado disse que em breve o candidato terá que fazer campanha com um promotor ao lado.


Análise – Os programas levados ao ar hoje (26), no rádio das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 ainda não é possível saber do potencial de comunicação de cada candidato, pois os programas foram mais de apresentações. Na TV das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20H40. Não teremos programas nos domingos. Como a campanha nas ruas e avenidas da capital ainda está em ritmo lento as participações no rádio e na TV serão fundamentais para as pretensões de cada candidato.



Cacoal – A força política da deputada estadual Glaucione Rodrigues, do PMDB, segunda mais bem votada do Estado, na sua reeleição nas eleições de 2014, candidata a prefeita de Cacoal será testada em outubro próximo. O atual vice-prefeito, Adelino Marcon, do PDT também está na disputa, além do jovem Adailton Fúria, do PRB; Dimas Selvatici, do PT; José Costa, do Psol e Marco Aurélio Vasques, do DEM. Nas eleições de 2012, a exemplo das deste ano, Glaucione lidera as pesquisas contra o atual prefeito, Padre Franco (PT) e acabou perdendo



Cacoal II – Também estão na disputa do comando do Palácio do Café a partir do próximo ano o advogado José Costa, do Psol, e o militar Marco Aurélio Vasques, que durante um bom tempo dirigiu o Hospital Regional de Cacoal. Como não há segundo turno a deputada Glaucione tem o favoritismo, o que não quer dizer garantia de ser eleita. José Costa é uma opção de esquerda e Vasques, que era o candidato do PMDB e foi preterido tem chances. Na primeira quinzena de setembro será possível uma avaliação mais aprofundada das eleições na Capital do Café.



Respigo

Um candidato a prefeito de Porto Velho, considerado de ponta não obteve bons números na primeira pesquisa do Ibope, publicada esta semana. Está mais fácil caçar pokemon que encontrar votos do cidadão +++ O TRE e o Ministério Público Eleitoral (MPE) devem fiscalizar com intensidade órgãos públicos neste período de campanha política. Há comentários que gestores públicos pressionam servidores a votarem nos seus protegidos +++ A 2ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho (Portoagro), que iniciou na quarta-feira (24) segue até domingo (28), no Parque dos Tanques. A expectativa é comercializar durante a mostra R$ 250 milhões em financiamentos através de bancos e mais R$ 20 milhões em vendas diretas +++ Até o fechamento da coluna, por volta das 15h nuvens escuras estavam nos céus de Porto Velho. A expectativa era de chuvas e ventos fortes, devido ao calor em torno de 35 graus.

WALDIR COSTA/RONDONIADINAMICA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia