Brasil : Trabalho
Enviado por alexandre em 04/03/2011 00:08:41



Deputado Jaques Testoni visita campo da Embrapa e conhece novas cultivares

O deputado estadual Jaques Testoni (PTN- Ouro Preto), esteve visitando o campo experimental da Embrapa de Ouro Preto, onde na oportunidade o parlamentar conheceu o trabalho desenvolvido pela empresa. O deputado participou inicialmente de uma palestra sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) em seguida acompanhado do engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano, chefe do campo, conheceu uma lavoura de milho que faz parte do projeto iLPF desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a recuperação do solo em pastagens degradadas.

O engenheiro agrônomo João Maria explicou ao deputado Jaques que a alternativa para conciliar a produção de animais, madeiras, frutos e outros produtos em uma mesma área, o sistema de integração-lavoura-pecuária-floresta pode também ser uma fonte de renda auxiliar para o produtor rural. Um dos grandes benefícios é a possibilidade de produzir grãos e na mesma área introduzir a pecuária, o que garante uma diversificação de renda para o agricultor. Mas as vantagens não são apenas econômicas, com esse sistema podemos controlar a erosão e aumentar a produtividade, o que reduz a pressão pela abertura de novas áreas naturais.



Para o deputado Jaques Testoni a implantação dessa tecnologia é de suma importância para o desenvolvimento sustentável da agropecuária brasileira, pois se estima que existam 50 milhões de hectares de áreas de pastagem em degradação no País. “Como parlamentar temos a obrigação de viabilizar caminhos legais para que o produtor seja beneficiado com este modelo que certamente vai trazer incentivos para os que adotarem técnicas de integração entre lavoura, pecuária e florestas”, disse o deputado Jaques Testoni.

Fortalecimento das Associações de produtores rurais


O deputado Jaques Testoni disse que entre suas prioridades na Assembléia Legislativa do Estado – ALE está o fortalecimento das associações de produtores rurais e a criação de novas, alocando recursos para este fim. “Vamos lutar na Assembléia pelo fortalecimento da nossa agricultura tendo como uma das nossas metas as associações de produtores rurais que são importantes na nossa economia”, elencou o deputado Jaques Testoni que vem visitando as associações de produtores rurais.

Autor: Alexandre Araújo


Fonte: ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia