Política : SAÚDE
Enviado por alexandre em 27/07/2016 19:55:10


Carreta do Hospital do Câncer de Barretos em parceria com MP oferecem atendimentos à mulheres em Ouro Preto
Uma carreta do Hospital de Câncer de Barretos iniciou na última segunda-feira (25) uma campanha para a realização de exames de mamografia em Ouro Preto do Oeste. Os atendimentos estão sendo feitos no caso a triagem no Auditório da Promotoria de Justiça da Comarca de Ouro Preto do Oeste, sendo que a carreta está estacionada em frente a sede da instituição a programação segue até próxima sexta-feira (29) e a previsão é de que 245 mulheres das zonas urbana e rural do município serão atendidas.

A iniciativa é do Ministério Público Estadual (MP/RO) em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, Secretaria Municipal de Saúde e um grupo de mulheres que fazem parte do Leilão Direito de Viver.

Segundo a enfermeira padrão Gisele Pesin responsável pela atenção básica de saúde da Secretária municipal de Saúde, este ano a carreta que tem condições de realizar exames de pele, próstata, mama e o preventivo, só está oferecendo mamografias. As pacientes já foram pré-atendidas nos postos de saúde pelos médicos e enfermeiros que através da avaliação clínica fizeram o encaminhamento para a realização dos exames na carreta.

Sabe-se hoje que o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros. O público alvo da campanha são as mulheres na faixa etária dos 40 até 69 anos, segundo explicou a enfermeira Gisele Pesin que orienta a importância da conscientização das mulheres para realizar anualmente os exames de rastreamento detalhado e preventivo porque facilita o tratamento da doença.

“Muitas das vezes, a doença é notada pelo aparecimento de um nódulo indolor através do auto-exame da mulher ou até mesmo pelo exame médico. Porém a mamografia é ainda o método inquestionável e fundamental para o diagnostico precoce, e consequentemente para a descoberta do câncer de mama. Quanto antes houver a descoberta do tumor, maiores serão as chances de sucesso do tratamento”, enfatizou a enfermeira que atua na área há mais de 10 anos.

A comunicadora de rádio Cristina Mesquita que fez o exame incentiva as demais mulheres a procurem um centro de saúde para buscar orientação a respeito do tema. “O importante é que todas as mulheres façam os exames e busquem o atendimento nos postos", pontuou Cristina Mesquita.

Marcela Araujo Amorim enfermeira responsável pela Unidade Móvel do Hospital do Câncer explicou que a carreta faz parte do projeto da Avon que realiza essa campanha há mais de dez anos no Brasil. Ela se fortaleceu mais aqui no estado de Rondônia porque uma pesquisa, realizada pelo instituto Barretos, tornou conhecido o fato de que havia uma grande parcela de mulheres viajando para lá para realizar tratamentos. Assim, o objetivo do apoio foi o de aproximar das mulheres de Rondônia a possibilidade de diagnósticos e tratamentos mais rápidos, evitando os custos com a ida delas e dos acompanhantes para lá.

O promotor de Justiça Evandro Araujo disse que o MP é parceiro desta iniciativa por acreditar que toda ação que vise o bem é necessário o apoio das instituições. “Sabemos que o numero disponibilizado para a grande demanda é pouco, mas o importante é que algo está sendo feito com muita responsabilidade por toda equipe envolvida quando cada pessoa tem sua importância dentro do contexto de ajuda ao próximo e isso que nos motiva a sermos um entusiasta das causas sociais”, disse o promotor de Justiça que é o responsável pela área de saúde nos municípios de Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra, Teixeirópolis e Vale do Paraíso.

O câncer de mama permanece como o segundo tipo mais freqüente no mundo e o primeiro entre as mulheres. Apesar dessa doença ser de bom prognóstico, se diagnosticado e tratado precocemente, a taxa de mortalidade continua elevada no Brasil, isto se deve ao fato da mulher esperar aparecer sinais e sintomas para prevenir e tratar, fazendo com que a doença seja diagnosticada em estágio avançado.









Fonte: Alexandre Araujo/ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia