Política : Agricultura
Enviado por alexandre em 03/03/2011 18:06:38



Embrapa realiza palestra sobre Integração Louvaoura-Pecuária-Floresta em Rondônia

O campo experimental da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa de Ouro Preto do Oeste, órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento – MAPA realizou uma palestra abordando o tema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF). O palestrante foi Doutor Vicente de Paula Godinho engenheiro agrônomo da Embrapa campo Vilhena e teve como participantes técnicos, engenheiros agrônomos, zootecnistas, extensionistas, pesquisadores e funcionários da iniciativa privada ligada ao agronegócio, os trabalhos foram conduzidos pelo engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano chefe da Embrapa campo Ouro Preto do Oeste.



O palestrante Vicente de Paula explicou aos presentes que ILPF é uma tecnologia que permite a produção, na mesma área, de grãos, carne, leite, fibras, energia emadeira e que tem por objetivos: produzir alimentos e energia renovável de maneira sustentável, diminuir impactos ambientais oriundos da atividade agrícola, preservar reservas florestais e matas ciliares, recuperar áreas degradas, aumentar a produtividade e gerar empregos, renda e melhores condições de vida para o produtor rural.

A crescente demanda mundial por alimentos e energia e a necessidade de desenvolvimento sustentável das atividades humanas, por meio da preservação do meio ambiente e da utilização racional dos recursos naturais.

Os experimentos já realizados pela Embrapa, mostram que uma das importantes funções da iLPF é viabilizar a recuperação de pastagens. O custo de preparo e fertilização do solo são amortizados com a venda de grãos cultivados na área, por exemplo. Após a colheita, é possível plantar uma forrageira ou fazer consórcio de milho e capim. A região Amazônia, como no resto do Brasil, áreas muito extensas de pastagens degradadas. A cultura do grão passa a ser uma ferramenta para viabilizar a recuperação dessas pastagens.



Após a palestra os cerca de 30 participantes foram conhecer “in loco” resultados e técnicas de manejo do sistema iLPF que o campo experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste desenvolve há anos.


Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia