Regionais : Confúcio manda recado à secretária de Justiça para cuidar bem dos presidiários
Enviado por alexandre em 28/02/2011 16:36:40



Em mais um blog decreto, o governador Confúcio Moura (PMDB) fez um breve relato das ações que ele quer na Secretaria Estadual de Justiça (SEJUS), pasta que cuida do sistema prisional de Rondônia.

Confúcio informou que um preso custa ao Estado uma média mensal de R$ 2.000. “Se gasta muito. E a realidade do sistema carcerário é deprimente e primitiva”, pontuou ele, que mandou um recado aos secretários Miriam Spreáfico e Zaqueu, tirutal e adjunto da SEJUS, respectivamente: “nunca aceitarem a situação atual como normal. Nunca mesmo”, completou.

Ele cobrou um modelo de saúde inovador e adequado à realidade de Rondônia e disse que durante a semana vai dar mais recados, através do blog, aos secretários da pasta.

O governador se mostrou preocupado com a situação de saúde dos apenados, especialmente a saúde odontológica, através de parceria com a Associação Brasileira de Odontologia.

Confira abaixo a íntegra da postagem do governador

Presídios e mudanças

Todo brasileiro fica indignado com os números. Um preso custa ao Estado mais de dois mil reais por mês. E bem que poderia ser diferente a situação dos presídios brasileiros. Porque se gasta muito. E a realidade do sistema carcerário é deprimente e primitiva.

Aqui, eu chamo atenção da Secretária Miriam e Zaqueu. Para que os dois, que são agentes penitenciários, possam crescentemente indignarem-se ainda mais. Nunca aceitarem a situação atual como normal. Nunca mesmo.

Postarei aqui no blog, durante a semana, algumas recomendações à SEJUS, deixando bem claro que poderemos, com boa vontade, melhorar e muito a situação atual dos presídios rondonienses. Como disse no meu discurso de posse: “começar pequeno, pensar grande e ter pressa”.

Recomendação:

Convidar a Secretaria de Saúde – Alexandre Muller – para implantar o programa de Saúde Móvel nos presídios. Uma equipe permanente, que colete exames, faça consultas médicas regulares, um banco de dados para controle. E junte ao programa a odontologia. Sentem vocês e criem alguma coisa nossa. Esqueçam os outros Estados. Vamos criar o nosso modelo, ajustado à nossa realidade, fazer a coisa simples e barata, mas que funcione. Pensem nisto – “o bom é o simples”.

E o dinheiro?

Faça parceria, se for preciso, com a ABO – Associação Brasileira de Odontologia, que está disponível para contribuir com a sua experiência na área de odontologia. E no mais é fazer economia. Enxugar o gasto. Porque a austeridade gera filhos.

Para conferir a postagem diretamente no blog, clique no link abaixo.

http://confuciomoura.com.br/blog/index.php/presidios-e-mudancas/

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia