Justiça em Foco : Gilmar não vê obstrução por Jucá no curso da Lava Jato
Enviado por alexandre em 25/05/2016 01:19:59

Gilmar não vê obstrução por Jucá no curso da Lava Jato



Da Folha de São Paulo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes afirmou nesta terça-feira (24) que as gravações reveladas pela Folha envolvendo o senador Romero Jucá (PMDB-RR) não caracterizam uma tentativa de obstrução da Operação Lava Jato.

Mendes, no entanto, criticou a citação feita por Jucá nos áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, novo delator do esquema de corrupção da Petrobras, sobre influência no Supremo e disse que o andamento das apurações mostra que não é possível mudar o curso da Lava Jato.

As conversas levaram Jucá a deixar nesta segunda (23) o Ministério do Planejamento e provocou a primeira crise do governo interino de Michel Temer.

Na avaliação de Mendes, as gravações em que o peemedebista sugere um pacto para deter a Operação Lava Jato não revelam uma tentativa de barrar as investigações do esquema de corrupção da Petrobras.

"Não vi isso [obstrução]. A não ser, uma certa impropriedade em relação à referência ao Supremo. Sempre vem essa história: já falei com os juízes ou coisa do tipo. Mas é uma conversa entre pessoas que tem alguma convivência e estão fazendo análise do cenário numa posição não muito confortável", disse o ministro.

Segundo Mendes, virou um "mantra" entre investigados tentarem demonstrar prestígio no Supremo.

O ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), que chegou a ser preso por tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, também foi gravado mencionando que falava com ministros sobre o caso para tentar tirá-lo da prisão. O ex-presidente Lula também foi flagrado tratando de interferência no Supremo em grampos da Lava Jato.

"Essa referência que causa incomodo. É uma repetição. Virou um mantra, um enredo que se repete: pode deixar que resolvo. Isso também aparece de vez em quando nas gravações com advogados, vocês já viram isso também. Em geral passam essa imagem para clientes e tudo mais. Isso é um pouco nessa linha de fique calmo", afirmou o ministro.

Mendes, no entanto, afirmou que o Supremo tem mostrado age com imparcialidade na Lava Jato. O ministro afirmou que houve receio de impacto nas investigações com a decisão da corte de fatiar casos que não tivessem conexão direta com os desvios na Petrobras, tirando alguns eixos da mão do juiz Sergio Moro, mas não houve prejuízos.

"Não teve nenhum impacto substancial, tanto é que a Lava Jato continua operando. Naquela época havia esse medo. 'Ah, o Supremo está destruindo a Lava Jato, e tudo mais. Os processos estão fluindo onde devem estar, em São Paulo, Rio, talvez não com a mesma dinâmica, algumas pessoas já foram presas... Não há o que suspeitar do Tribunal, o Tribunal tem agido com muita tranquilidade, com muita seriedade, muita imparcialidade, a mim me parece que não há nada para mudar o curso", disse.

Mendes disse que Jucá nunca o procurou para tratar de Lava Jato e minimizou o impacto do caso para o governo Temer. "São problemas da realidade política, com os quais se tem que lidar. Quer dizer, eu tenho essa experiência também, passei por governo. Quer dizer, da noite para o dia, às vezes por uma fala, por uma revelação, se encerra um mandato às vezes até exitoso. Em suma, isso faz parte da realidade política".

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia